Notícia
Bancos já estão a pagar mais pela dívida do que as empresas
O custo de financiamento dos maiores bancos e instituições financeiras no mercado das obrigações está no nível mais elevado da última década. A crise do “subprime” leva a que pela primeira vez estes estejam a pagar mais do que as empresas pela contracção
O custo de financiamento dos maiores bancos e instituições financeiras no mercado das obrigações está no nível mais elevado da última década. A crise do "subprime" leva a que pela primeira vez estes estejam a pagar mais do que as empresas pela contracção de dívida.
Segundo dados da Bloomberg, as obrigações emitidas pelos bancos, corretoras e seguradoras estão a negociar com um prémio médio de 1,49% face à dívida soberana dos Estados Unidos da América (as denominadas "treasuries").
Este é o valor mais elevado, em, pelo menos, uma década, de acordo com os dados da agência.
Já as obrigações das empresas industriais estão a negociar com um diferencial ou "spread" de apenas 1,34% face à dívida soberana.
A justificação são as perdas que os bancos estão a reconhecer, devido à crise financeira que foi despoletada pelos problemas de incumprimento no "subprime", o segmento imobiliário de alto risco nos EUA. Este factor levou a uma revisão em baixa do "rating" que mede a qualidade da dívida, o que encarece o dinheiro a que estes bancos têm acesso.
O Deutsche Bank estima perdas globais de 400 mil milhões de dólares relacionadas com a crise.