Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Fomento financia venda da Efacec a fundo alemão Mutares

Empresa nacionalizada pelo Estado vai emitir obrigações convertíveis que serão compradas pelo Banco Português de Fomento. Parpública vai também avançar com uma operação de capitalização da Efacec, injetando mais de 50 milhões de euros antes da operação de venda ser concluída.

O Governo nacionalizou 71,73% da Efacec em 2020, na sequência do Luanda Leaks. Anunciou a venda à Mutares três anos depois.
Paulo Duarte
03 de Outubro de 2023 às 09:40
  • 6
  • ...
O Banco Português de Fomento (BPF) vai investir até 50 milhões de euros, através do Fundo de Capitalização e Resiliência, em obrigações convertíveis a emitir pela Efacec, avança o Eco esta terça-feira. A medida é uma das condições impostas pelo fundo alemão Mutares para a compra da empresa que foi nacionalizada pelo Estado.

A juntar a isso, a Parpública, gestora das participações do Estado, vai também avançar com uma operação de capitalização da Efacec, injetando mais de 50 milhões de euros antes da operação de venda ser concluída.

A venda da empresa nacional foi anunciada no início de junho, mas sem terem sido divulgados os pormenores do negócio pelo facto de a Mutares ser cotada em bolsa.

Até abril, a Efacec contava com prejuízos consolidados de 21,5 milhões de euros, mais 50,9% face ao mesmo período do ano passado, devido a um agravamento das perdas nos resultados operacionais.

Ver comentários
Saber mais Efacec Governo Banco de Fomento António Costa Silva Mutares fundo Alemanha Parpública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio