Notícia
Banca europeia dispara com notícia de aquisição do ABN Amro
As acções dos bancos europeus estão a negociar hoje em forte alta, devido às noticias que dão conta que o Barclays encetou conversações para comprar o ABN Amro, naquela que, a concretizar-se, será a maior fusão de sempre na banca europeia. O banco holandê
As acções dos bancos europeus estão a negociar hoje em forte alta, devido às noticias que dão conta que o Barclays encetou conversações para comprar o ABN Amro, naquela que, a concretizar-se, será a maior fusão de sempre na banca europeia. O banco holandês disparou mais de 8% e em Lisboa as acções do BCP e do BPI estão também em alta acentuada.
O Barclays está em negociações com vista a realizar a aquisição do ABN Amro, num negócio que, se avançar, marcará a maior fusão de sempre no sector bancário europeu. A notícia é avançada pela imprensa internacional, que contudo dá conta que o negócio está ainda numa fase inicial e pode não se concretizar.
Também os bancos franceses BNP Paribas e Societe Generale estarão interessados no ABN, banco que tem visto a sua gestão ser criticada pelos accionistas.
As acções do ABN reagiram em forte alta, estando na bolsa de Amesterdão a valorizar mais de 8% para 29,49 euros, o valor mais elevado desde 1990, quando passou a estar cotado em bolsa.
O índice que mede a evolução do sector bancário europeu sobe 1,81%, com os investidores a aguardarem nova onda de consolidação na banca europeia. Os analistas acreditam que para comprar o ABN, o Barclays, terceiro maior banco britânico, terá que oferecer 60 mil milhões de euros. Após a subida desta manhã o mercado está a avaliar o ABN em 56,2 mil milhões de euros.
Os restantes bancos europeus estão também em alta, a maioria deles com subidas superiores a 1%. Em Madrid, o Santander sobe 1,22%, o BBVA valoriza 1,19% e o Popular soma 1,23%. Na bolsa de Paris o BNP e a AXA sobem mais de 1%.
A subida da banca está a impulsionar os principais índices europeus, grande parte deles a ganhar cerca de 1%.
BPI dispara mais de 3%
Este movimento de alta está também a reflectir-se na bolsa de Lisboa, com os bancos a impulsionarem o PSI-20 para uma subida de 0,79%.
A liderar os ganhos está o Banco BPI [bpin], alvo de uma oferta pública de aquisição do Banco Comercial Português. As acções do banco liderado por Fernando Ulrich somam 3,46% para 6,57 euros, também com o mercado à espera que o BCP suba o preço da oferta.
O Banco Comercial Português [bcp] anunciou sexta-feira que vai fazer o registo da OPA sobre o BPI junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no prazo máximo de 10 dias, depois da Autoridade da Concorrência (AdC) ter dado "luz verde" à operação de concentração.
As acções do BCP estão também em alta, com uma subida de 1,17% para 2,60 euros. O Banco Espírito Santo [BESNN] valoriza 0,77% para 14,40 euros.