Notícia
Aventis rejeita oferta da Sanofi (act.)
A farmacêutica francesa Sanofi-Synthebalo lançou uma oferta hostil sobre a rival Aventis, no valor de 47,8 mil milhões de euros. Fontes conhecedoras do processo garantiram contudo que a Aventis já rejeitou a proposta.
A Sanofi-Synthebalo, segunda maior farmacêutica de França, lançou uma oferta hostil sobre a rival Aventis no valor de 47,8 mil milhões de euros, com o objectivo de formar a terceira maior empresa na indústria. Fontes conhecedoras do processo garantiram contudo que a Aventis já rejeitou a proposta.
A Sanofi vai oferecer cinco das suas acções e 69 euros em dinheiro para cada seis acções da Aventis, disse a companhia ao regulador do mercado francês, em comunicado.
Com base no fecho de preços de sexta-feira, a oferta vale 59,63 euros da Aventis por acção, 3,6% mais do que o fecho desse dia, nos 57,55 euros por acção.
Uma fusão ajudaria a Sanofi a reduzir custos e a expandir a sua força de vendas, enquanto impediria que ela própria fosse comprada.
O presidente executivo da Aventis, Igor Landau, que disse a semana passada que uma fusão não era uma “prioridade” da empresa, contratou já instituições financeiras para avançar com uma estratégia de defesa de uma oferta indesejável, disseram pessoas conhecedoras do processo.
A fusão fará com que se poupe 1,6 mil milhões de euros por ano, disse a Sanofi em comunicado, que espera juntar a transacção aos lucros deste ano.
A concretizar-se esta fusão será a segunda maior do sector farmacêutico desde que a Pfizer adquiriu a Pharmacia em Abril passado e a 10ª maior transacção internacional de sempre, de acordo com os dados da Bloomberg.
A união das duas empresas criaria o terceiro maior grupo do sector, a seguir à GlaxoSmithKline e da Pzizer, com uma receita conjunta de 21,6 mil milhões de euros.
As acções da Sanofi seguiam a descer 6,93% para os 57,75 euros enquanto as da Aventis subiam 1,68% para os 57,55 euros.