Notícia
Automóveis aceleram para os EUA para contornar tarifas de Trump
Em fevereiro, as exportações de veículos da União Europeia para os EUA aumentaram 22% em comparação com igual mês do ano anterior.
Os fabricantes automóveis estão a acelerar a exportação de carros e componentes para os Estados Unidos com o objetivo de contornar os impactos que serão causados pela nova vaga de tarifas que o presidente norte-americano, Donald Trump, prepara para abril.
Em resposta a pedidos de fabricantes de automóveis, navios transportadores de carros foram enviados para a Ásia e para a Europa, com planos para movimentar "milhares" de veículos a mais do que o habitual para os EUA, segundo responsáveis do setor, adianta o Financial Times.
Trump declarou que as tarifas "recíprocas" sobre os parceiros comerciais dos EUA entrarão em vigor a 2 de abril – a mesma data em que termina a moratória de 30 dias sobre a sua promessa de impor tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá.
Em fevereiro, as exportações de veículos da União Europeia para os EUA aumentaram 22% em comparação com igual mês do ano anterior. Os envios do Japão cresceram 14% e os da Coreia do Sul 15%, no segundo mês de 2025 face ao mesmo período de 2024.
Stian Omli, vice-presidente sénior da plataforma de monitorização de transportadores de automóveis Esgian, afirma ao FT que houve um "aumento notável" no número de navios a caminho dos EUA vindos da Europa.