Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoeuropa estabelece pré-acordo com comissão de trabalhadores

A administração da Autoeuropa chegou a um pré-acordo laboral com a comissão de trabalhadores, devendo os funcionários da fábrica de Palmela votar os termos do entendimento na próxima quarta-feira.

13 de Outubro de 2006 às 13:00
  • ...

A administração da Autoeuropa chegou a um pré-acordo laboral com a comissão de trabalhadores, devendo os funcionários da fábrica de Palmela votar os termos do entendimento na próxima quarta-feira.

Ao Jornal de Negócios Online, a directora de Relações Públicas da Autoeuropa, Carmo Jardim, confirmou o pré-acordo, considerando que "é com certeza o melhor para se conseguir fortalecer a capacidade competitiva da fábrica".

Actualmente a Autoeuropa alimenta a esperança de poder vir a produzir a segunda versão do modelo Sharan, da Volkswagen, decisão que será tomada na Alemanha, mas ainda sem data prevista.

Do lado dos trabalhadores a próxima semana pode ser decisiva para tornar o pré-acordo num acordo definitivo. Já na segunda-feira, adiantou a responsável da Autoeuropa, haverá um plenário de esclarecimento dos trabalhadores sobre as condições já acertadas entre a comissão que os representa e a administração da fábrica. Na quarta-feira deverá decorrer a votação do pré-acordo, de modo que no dia seguinte a comissão de trabalhadores possa anunciar se os funcionários da Autoeuropa aceitam ou não as condições negociadas.

Segundo a edição de hoje do "Semanário Económico", o acordo, nos termos actuais, terá vigência até 30 de Setembro de 2008, oferecendo aos trabalhadores um aumento salarial médio de 3% ao ano e prémios de 1.200 euros para cada funcionário. No que respeita a horas extraordinárias, um dos pontos polémicos nas negociações, o trabalho aos Sábados e feriados será pago a 125%, abaixo da remuneração para horas extraordinárias que hoje os trabalhadores auferem.

A redução no custo das horas extraordinárias era um dos "pontos de honra" da administração da Autoeuropa, por forma a convencer a administração do grupo alemão a atribuir à fábrica de Palmela a produção da nova Sharan. "Estamos confiantes de que todos os trabalhadores vão perceber porque é que se chegou a esta plataforma de entendimento", comenta Carmo Jardim.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio