Notícia
As frases emblemáticas de Belmiro de Azevedo
No dia da morte do empresário de 79 anos, o Negócios recolheu as frases mais emblemáticas do "Homem Sonae".
"A pessoa que mais me influenciou, em termos de rigor e da importância a dar à educação, foi o meu professor primário. Para ele, quem tivesse um erro no ditado não passava." ("O Homem Sonae", de Filipe S. Fernandes, 2008)
"Sou obsessivo quanto ao conhecimento. Há uma coisa que recomendo a todos os estudantes, sobretudo de matemática: nunca passar à frente sem ter percebido tudo". (Expresso, 1999)
"Não sou rico. Tenho fama de rico, comportamento de pobre. Estou bem assim." (Visão, Janeiro de 2010)
"Vivo do meu salário, não preciso de mais do que isso." (Diário Económico, 2005)
"A posse de dinheiro cria a obrigação de o investir bem, de criar emprego. Eu sinto-me um feitor, um curador desse dinheiro." (Expresso, 1999)
"Compro os sapatos há 30 anos no mesmo sítio, pelo telefone, e cinco ou seis pares de cada vez para não perder muito tempo." (Expresso, 1999)
"A minha vida é uma história contra o desperdício." (Biografia "Belmiro - História de uma vida", 2001)
"Fui sempre ousado e excessivamente confiante. Nunca saí do país". (Público, 2013)
"Se não for a mão-de-obra barata, não há emprego para ninguém." (Clube dos Pensadores, 2014)
"Os salários só podem aumentar quando um trabalhador português fizer igual a um alemão ou inglês". (TSF, 2014)
"Defendo aumentos para os competentes. Sejam trabalhadores, ministros ou guarda-redes de futebol". (Visão, Janeiro de 2010)
"Embora haja a ideia de que eu sou um durão a despedir pessoas, na verdade despedi muito poucas pessoas na minha vida". (Público, 2013)
"A função natural de um líder é criar líderes que, pela lei da vida, devem ser potencialmente melhores." (Negócios, 2009)
"Os verdadeiros líderes são-no naturalmente. Não são impostos, são seguidos com facilidade pelo que os rodeiam. Têm um espírito de missão, uma visão." (Livro 50 Anos – Sonae)
"Pior é sempre não decidir ou decidir a desoras". (Discurso 50 anos da Sonae)
"A gestão é uma arte simples que se reduz em bom senso, mais boa formação, mais informação." ("Belmiro - História de uma vida", 2001)
"Premiar o sucesso é fácil, mas não menos importante é premiar um fracasso inteligente, um sucesso relativo." ("Belmiro - História de uma vida", 2001)
"Não sou um ser 100% racional e pragmático - se o fosse, nunca teria ousado contrariar o ‘mainstream’ do pensamento." (Discurso 50 anos da Sonae)
"A Sonae é incorruptível. Isso é claro para quem queira negociar connosco". (Visão, Janeiro de 2010)
"A sucessão da Sonae foi a mais bem planeada que houve em Portugal". (Público, 2013)
"A única coisa que salva uma empresa é ter um plano de sucessões bem preparado". (Público, 2013)
"A Sonae é uma espécie de escola prática de negócios. Orgulho-me de ser o professor de muitos alunos dessa escola." (Visão, 1999)
"Há uma questão de natureza pessoal que me impede de ir para a política. É que eu gosto de decidir depressa e poderia ter problemas de excesso de velocidade". (Expresso, 1999)
"O grande problema é a educação. Somos marcados por algum seguidismo (…) o povo vota pelas festas, frigoríficos e passeios. É muito mau". (Visão, Janeiro de 2010)
"Enquanto o povo não for mais crítico, existe o risco de caciquismo, não é?" (Visão, Janeiro de 2010)
"Não tinha tempo para andar por aí aos tiros aos políticos, muito menos ao Salazar, que não me incomodava". (Visão, Janeiro de 2010)
"Não sendo competitivos, somos dependentes. Ficamos uma aldeia". (Visão, Janeiro de 2010)
"O Marcelo é pluri-pluri. Tem dez respostas, todas boas, para a mesma pergunta. Não sofre de pensamento único". (Visão, Janeiro de 2010)
"É muito importante que a pessoa se mantenha activa, até cair e morrer, nesse dia". (Visão, Janeiro de 2010)