Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aquisição de empresa alemã permite à Inapa diversificar a oferta

A aquisição ontem anunciada pela Inapa de uma empresa alemã de comunicação visual deverá permitir à empresa diversificar a sua oferta no negócio de distribuição de papel, consideram os analistas do BPI. Contudo, estes responsáveis frisam que não foi divul

04 de Março de 2008 às 11:01
  • ...

A aquisição ontem anunciada pela Inapa de uma empresa alemã de comunicação visual deverá permitir à empresa diversificar a sua oferta no negócio de distribuição de papel, consideram os analistas do BPI. Contudo, estes responsáveis frisam que não foi divulgado o investimento desta aquisição pelo que não podem ter "uma clara avaliação do impacto deste negócio".

A Inapa anunciou ontem que, através da Inapa Viscom, subsidiária da sua dominada Papier Union, adquiriu a empresa Complott Art-Vertrieb, uma sociedade alemã de distribuição de material de comunicação visual, líder do seu sector no mercado alemão e que obteve, no ano passado, um volume de vendas de 10,6 milhões de euros.

"Impacto: Neutral nesta fase. Acreditamos que este movimento deve permitir à Inapa diversificar a sua oferta no negócio de distribuição de papel, entrando em novos "nichos" (...) e alcançando alguns ganhos de ‘cross selling’", referem os analistas do BPI no "Iberian Daily" de hoje.

A mesma fonte acrescenta que a empresa agora adquirida representa cerca de 1% das receitas consolidadas da Inapa e 1,8% das suas receitas na Alemanha. O banco de investimento relembra que a Inapa "tem estado seriamente empenhada em começar novas linhas de negócio de forma a tornar-se um fornecedor integrado e tem feito recentemente algumas pequenas aquisições em novas áreas de negócio na Alemanha e na França".

Contudo, a empresa liderada por Félix Morgado não revelou qual o investimento desta operação nem a sua rendibilidade, o que impede o BPI de fazer uma clara avaliação do impacto deste negócio, frisando que o mercado alemão é o principal mercado da Inapa, representando cerca de 52% das suas receitas concolidadas.

O BPI tem uma recomendação de "comprar" e um preço-alvo de 1,20 euros para as acções da Inapa.

O Caixa BI no "Daily" de hoje refere, também, que no último relatório emitido sobre a empresa já incluiu os objectivos do Plano Estratégico nas suas estimativas. "No plano citado a Inapa enfatiza a concentração nos mercados tidos como core pelo grupo, focando sobretudo os objectivos quanto ao alargamento da gama de produtos distribuídos pelo grupo para áreas de negócio complementares às tradicionais, pelo que nos manifestamos favoravelmente a estas notícias", afirma o banco de investimento que tem uma recomendação de "acumular" e um preço-alvo de 1,35 euros para a empresa.

As acções da Inapa [INA] seguiam estáveis nos 0,89 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio