Notícia
Altri compra 50% da EDP Bioeléctrica
A Altri celebrou um acordo para comprar 50% da EDP Produção - Bioeléctrica, empresa da EDP que opera a central de Mortágua, por um valor de 7,5 milhões de euros. O negócio, que foi executado através da Celulose do Caima, envolve uma parceria com a EDP p
A Altri celebrou um acordo para comprar 50% da EDP Produção - Bioeléctrica, empresa da EDP que opera a central de Mortágua, por um valor de 7,5 milhões de euros. O negócio, que foi executado através da Celulose do Caima, envolve uma parceria com a EDP para produção de energia eléctrica através de biomassa.
Num comunicado a Altri afirma que o valor da transacção referente à participação de 50% da EDP Bioeléctrica é de 7,5 milhões de euros.
A EDP Bioeléctrica opera a central de valorização energética de resíduos florestais de Mortágua que conta com uma capacidade instalada de 9 MW, sendo esta a única central de biomassa existente actualmente em Portugal.
A Altri, na mesma fonte, salienta que «a transacção agora apresentada ao mercado envolve a realização de uma parceria entre a EDP e a Celulose do Caima, que irá promover uma maior eficiência na integração entre a fileira florestal produtora de biomassa e a produção de energia a partir deste recurso renovável».
O Governo português está a trabalhar no lançamento de um novo concurso para a atribuição de até 100 MW para a produção de energia eléctrica a partir de resíduos florestais industriais, que deverá ser lançado até ao fim do ano. objectivo é aumentar dos actuais 9 MW para 250 MW a potência instalada de biomassa florestal em Portugal, sendo que já foram atribuídos perto 150 MW a vários promotores.