Notícia
Águas de Portugal vende Prolagos no Brasil por 58,62 milhões
A AdP – Águas de Portugal concluiu hoje, depois de meses de negociações, o processo de venda da participada no Brasil, Prolagos, segundo apurou o Jornal de Negócios Online.
A AdP – Águas de Portugal concluiu hoje, depois de meses de negociações, o processo de venda da participada no Brasil, Prolagos, segundo apurou o Jornal de Negócios Online.
A venda foi feita à empresa brasileira Águas Guariroba Ambiental pelo montante cerca de 58,62 milhões de euros (151,68 milhões de reais à cotação de hoje).
A "holding" do Estado português para o sector das águas decidiu, no ano passado, alienar a totalidade do capital da Prolagos, a concessionária o sistema de abastecimento de água e saneamento da Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, que estava há anos a ter um impacto negativo nas contas do grupo AdP.
O contrato de compra e venda de acções entre a AdP e a Águas Guariroba Ambiental foi assinado em Julho de 2007, tendo a transmissão de acções sido efectuada hoje
O "closing" da operação estava pendente da obtenção da autorização do concedente, o Estado do Rio de Janeiro, por parte da empresa compradora e do aporte de capital à Prolagos, por parte da AdP, para liquidação do passivo bancário.
O processo de venda da Prolagos foi iniciado em 2006, com um convite à negociação particular lançado no mercado através de uma consulta prévia a potenciais investidores desenvolvida pelos assessores financeiros seleccionados, a Caixa – Banco de Investimentos, S.A. e a representação no Brasil do Banco Bilbao e Vizcaya Argentaria.
A Prolagos foi constituída em 1998 com a finalidade de gerir os serviços públicos de tratamento e distribuição de água, recolha e tratamento de águas residuais na região dos Lagos, em resultado de um concurso público internacional lançado, para o efeito, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelas cinco Prefeituras servidas: Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.