Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 prémios do Portugal Digital Awards

Os prémios que vão para... Multicare Vitality, KnowLogis, Perguntas de Especialidade, Escola global e #EstudoEmCasa.

29 de Dezembro de 2020 às 17:10
  • ...
Prémios e descontos para uma vida saudável

Best FutureBest Insurance Project: Multicare Vitality, Multicare–Fidelidade

Esta aplicação, lançada pela seguradora Fidelidade, pretende contribuir para um estilo de vida mais saudável. É uma aposta na prevenção através da promoção de hábitos de vida saudáveis e numa maior proximidade e interação com os clientes, que potencialmente podem chegar aos 300 mil.

É um programa para melhorar os hábitos de saúde e está associado aos seguros da Fidelidade como os seguros de vida Multicare ou seguro de vida da Fidelidade elegível. Baseia-se no programa de bem-estar Vitality, que foi criado pela seguradora sul-africana, Discovery, está em 26 países e conta com mais de 20 milhões de utilizadores.

A aplicação deve ser instalada e deve-se registar para ter prémios, bónus no seguro e descontos. Quando mais hábitos de vida saudável registar mais recompensas tem acesso em marcas parcerias, além de um bónus na anuidade do seguro que pode ir de 5 a 15% no momento da renovação. Nas semanas em que atingir os objetivos de atividade física recebe FidCoins para compras na loja fidelidade que poderá utilizar num dos parceiros como o Celeiro, o Decathlon, cinemas Nos, Pingo Doce entre outros.

Respostas digitais para a medicina
Best Best Small and Medium Enterprises Project: Perguntas de Especialidade, Wellpartners

É uma empresa portuguesa focada na melhoria do acesso a uma educação de elevada médica de qualidade que conta hoje com mais de 120 colaboradores. Criada por jovens médicos, a “Perguntas da Especialidade” nasceu em maio de 2018, pensada para apostar na preparação online para o “Harrison”, o exame de acesso à especialidade médica. Quando o exame mudou para a PNA – a Prova Nacional de Acesso adaptou-se.

A utilização dos vídeo-aulas, e-books, casos clínicos e análises de desempenho melhoraram os resultados dos alunos. Este sucesso levou a que seguissem as aulas para os estudantes de medicina desde o primeiro ano do curso universitário, desenvolvendo vários cursos de apoio à formação médica lecionadas por mais de 130 médicos. Também têm cursos online para estudantes de enfermagem e cursos de preparação à distância para médicos estrangeiros que queiram trabalhar em Portugal, para estudantes de Erasmus em medicina.

A plataforma digital permite que tenha estudantes de vários pontos do globo, da Europa, América do Sul, sobretudo Brasil, África ou Médio Oriente, e permite concretizar a ideia de que se pode estudar como, quando e onde se quiser. Durante o período da pandemia em que as faculdades de medicina fecharam, o site abriu os seus conteúdos num acesso gratuito a todos os estudantes de medicina.

Acreditam que as plataformas digitais são o futuro por isso estão a lançar um novo projeto, o Dioscope, um chatbot baseado em algoritmos que fornece apoio diário aos médicos, que também está equipado com um centro de aprendizagem que permite a atualização de conhecimentos. Estes dois produtos são hoje a base do negócio da Wellpartners, cujo CEO é Tomás Pessoa e Costa.

A telescola do século XXI
Best Digital Social Responsibility Initiative #EstudoEmCasa, RTP

Em 12 de março de 2020 o Governo decidiu-se pelo encerramento das escolas por causa da covid-19. Numa iniciativa do Ministério da Educação, com o apoio da RTP, surgiram as aulas na televisão. “Perante esta urgência o Ministério da Educação recrutou uma série de professores para poderem preparar aulas à distância e a RTP preparou um cenário e um estúdio. Foram centenas de aulas durante dois meses e meio e, portanto, um período completo com resposta diária, com 14 aulas diárias de todas as disciplinas nucleares sempre disponíveis tanto na televisão como na plataforma web”, explicou Gonçalo Madail, diretor da RTP Memória.

João Pedro Galveias, responsável Multimédia da RTP, considera que só “foi possível fazê-lo porque tínhamos o capital todo, humano, tecnológico, know-how e porque a plataforma da RTP Play já estava preparada no seu core para poder suportar múltiplos serviços”.

Para o ano letivo de 2020/2021 a aposta é maior. Responde às necessidades dos alunos que estejam em casa mas, acima de tudo, “cria um complemento de estudo para as comunidades escolares, alunos, pais e professores. Assim passam a ter um ano letivo completo de aulas disponíveis do primeiro ao 12.º ano. No caso do ensino básico, até ao 9.º ano, na grelha da RTP Memória, e o ensino secundário na plataforma web e na aplicação oficial onde os alunos podem escolher o timing, e a aula que querem escolher”, concluiu Gonçalo Madail.

A tecnologia na educação do futuro

Best Education Project: Escola global, Colégio das Terras de Santa Maria

 

A escola global é convidada pela Microsoft Educação para partilhar as suas melhores práticas educativas e é uma presença assídua no BETT Show, a maior feira de tecnologia educativa do mundo.

 

O Colégio das Terras de Santa Maria lançou no ano letivo de 2015/2016 o projeto de tecnologia educativa Tek.Escola Global. A filosofia subjacente assume que a tecnologia pode ser uma mera ferramenta pedagógica mas é a que melhor prepara os educandos para as chamadas competências do século XXI como a criatividade, a inovação, a colaboração, o pensamento computacional e crítico. Foram reconhecidos pela Microsoft Showcase School e atualmente apenas mais duas instituições partilham este estatuto.

Consideram-se a escola com mais professores inovadores, com soluções de um para um em que os mais de 700 alunos, desde a creche ao ensino secundário, possuem um notebook que pode ser utilizado em contexto de sala de aula quer em casa.

Em 2017, foi criada a primeira sala de aula do futuro e é neste espaço que a escola começou a dinamizar uma nova unidade curricular. Um novo projeto escolar foi iniciado, em que todos os alunos, até ao 9.º ano, possuem um espaço no seu horário para desenvolverem projetos reais na área STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), onde se exploram diferentes tecnologias educativas como Lego Education 2.0 e Minecraft Education Edition.  

A inovação logística nos cuidados de saúde

Best Healthcare Project: Knowlogis, Centro Hospital Vila Nova de Gaia e Espinho

 

É um sistema de gestão inteligente para monitorizar e acompanhar os indicadores das atividades mais críticas da logística hospitalar, estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção e melhoria.

 

"O objetivo do KnowLogis é ser um sistema de reporte inteligente e proativo para a logística hospitalar, que na saúde é o que há de mais transversal. Porque um hospital pode-se diferenciar pelos tipos de cuidados de saúde, mas a cadeia logística e de abastecimento é muito semelhante em todos, e com os mesmos desafios. Quanto é que vou encomendar e a quem é que vou encomendar, minimizando o custo e maximizando o serviço, ou seja, evitar que não haja medicamentos para os doentes", explica Ricardo Gil Santos, Healthcare Business Consulting Manager da Glintt.

Para o Centro Hospital Vila Nova de Gaia e Espinho esta solução logística tem várias vantagens. "A quantidade de referências, estamos a falar de 20 mil referências, e a dispersão das unidades criam-nos desafios na gestão diária de stocks, porque o nosso principal objetivo é conseguir atempadamente suprir as necessidades dos serviços para que os nossos doentes possam ser tratados da melhor maneira, que é o nosso principal objetivo", sublinha Alexandre Ribeiro, diretor de logística do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia e Espinho.

Acrescenta que assim "garantimos que não existem cancelamentos de tratamentos por falta de material e portanto otimizar esta alocação de recursos e aproveita-los para outras tarefas que permitam criar valor para nossos doentes e a nossa sociedade".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio