Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Siza Vieira e João Galamba investigados por causa do hidrogénio verde

O ministro da Economia e o secretário de Estado da Energia estão a ser investigados por causa de um projeto de hidrogénio verde em Sines, num inquérito que, segundo a Procuradoria Geral da República, não tem arguidos constituídos.

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, tem autorização para lançar novas linhas de crédito garantido pelo Estado no próximo ano.
António Pedro Santos/Lusa
05 de Novembro de 2020 às 13:27
  • 16
  • ...
Segundo escreve a revista Sábado, o ministro Pedro Siza Viera e o secretário de Estado João Galamba estão a ser investigados num processo que averigua "indícios de tráfico de influências e de corrupção, entre outros crimes económico-financeiros".

A Sábado diz ainda que os governantes "são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no milionário projeto do hidrogénio verde para Sines".

Pedro Siza Vieira e João Galamba "estão sob apertada vigilância das autoridades judiciais e policiais porque fazem parte do grupo de alvos principais num inquérito-crime que averigua indícios de tráfico de influência e corrupção, entre outros crimes económico-financeiros", acrescenta a revista.

A publicação escreve ainda que a investigação criminal terá nascido de "uma denúncia canalizado no ano passado ao MP [Ministério Público], que alertava essencialmente para suspeitas de favorecimento de grupos empresariais naquele que é seguramente o maior investimento financeiro público lançado pelos dois governos liderados por António Costa: o plano nacional do hidrogénio".

Questionada pela Lusa, a PGR apenas confirmou a existência de um inquérito a correr termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, ainda sem arguidos constituídos.

"Confirma-se apenas a existência de um inquérito a correr termos no DCIAP. O mesmo encontra-se em investigação, não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça", indica a PGR.

A Lusa contactou tanto o Ministério da Economia como o do Ambiente que disseram que ambos os governantes desconhecem a existência de qualquer investigação.

A mesma resposta foi dada à Lusa pela Galp, pela EDP. Entretanto, fonte da REN disse também desconhecer a investigação.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio