Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compra de reboques portuários da Maersk em Portugal já está na Concorrência

A aquisição da Svitzer pela Pioneiro do Rio chegou à sede da Concorrência no mês passado e foi divulgada esta quinta-feira.

27 de Junho de 2019 às 10:15
  • ...

A Svitzer, companhia dinamarquesa de reboque portuário, que pertence à gigante mundial Maersk, anunciou em maio que pretende vender a sua operação em Portugal à Pioneiro do Rio, Serviços Marítimos. A notificação à Autoridade da Concorrência (AdC) foi publicada esta quinta-feira, 27 de junho.

 

De acordo com o aviso publicado pela AdC, a notificação da intenção de compra da Svitzer pela Pioneiro do Rio foi recebida pelo regulador no passado dia 15 de maio. Já a Lusa, citando um comunicado dos compradores, refere que, além da empresa de amarração Pioneiro do Rio, também o armador Grupo Sousa vai participar nesta aquisição.

 

A operação de concentração prevê a aquisição de uma frota de rebocadores, que prestam serviços nos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.

 

A Svitzer tem sido alvo de atenções redobradas nos últimos tempos, devido a ser acusada de levar à falência as empresas portuguesas do setor. "Várias empresas portuguesas admitem que a Svitzer quer ter a hegemonia do mercado e acusam-na de estar a preparar terreno para ser a única operadora, o que lhe permitirá ditar os preços", referia a SIC no passado mês de março. O percurso, de acordo com as mesmas fontes, tem sido trilhado com recurso a preços predatórios.

 

Em comunicado, a Svitzer diz que o negócio em Portugal se tem confrontado com uma redução de volumes. Além disso, sublinha, a sinergia entre os portos portugueses e a restante carteira da empresa dinamarquesa na Europa e a nível mundial revelou-se "limitada", justifica.

 

A Concorrência aguarda nos próximos 10 dias eventuais observações dos interessados na operação.

Ver comentários
Saber mais Maersk Concorrência Svitzer pela Pioneiro AdC Portugal Serviços Marítimos Autoridade da Concorrência Rio economia negócios e finanças transportes transporte marítimo e fluvial Grupo Sousa Svitzer Portugal Pioneiro do Rio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio