Notícia
Sondagem: Sete em cada 10 portugueses veem Benfica campeão
O favoritismo do Benfica para a conquista do título de campeão nacional de futebol disparou em janeiro. São já sete em cada dez inquiridos os que julgam que as “águias” vão revalidar o título, revela uma sondagem.
A revalidação do título de campeão nacional de futebol pelo Benfica é vista cada vez como mais provável pelos portugueses, revela uma sondagem da Intercampus para o Negócios e o CM/CMTV.
São já 69,8% os inquiridos que apostam na conquista do título pelas "águias", mais 10,7 pontos do que no mês anterior. A derrota do FC Porto em casa frente ao Sporting de Braga, que deixou os "dragões" a sete pontos da equipa orientada por Bruno Lage, levou a que o clube da Invicta seja apontado como favorito apenas por 13,7%, contra os 24,1% em dezembro. E este sábado, 8 de fevereiro, os "azuis-e-brancos" recebem os rivais da Luz num jogo decisivo para manterem a esperança de chegar à liderança.
O Benfica, aliás, viu a "fé" dos adeptos na conquista do título crescer de mês para mês: dos 40,4% de setembro, para os atuais 69,8%. Já o FC Porto teve um pico de favoritismo em outubro, quando 41,2% dos inquiridos apostava nos comandados de Sérgio Conceição como campeões.
O Sporting apenas é visto como o mais provável vencedor por 2,3% dos inquiridos. Isto numa altura em que os "leões" estão na quarta posição, a 22 pontos do Benfica e a 15 dos "dragões".
Há ainda 14,2% dos inquiridos que apontam outro clube ou não sabem/não respondem.
Bruno de Carvalho ainda é visto como o principal culpado da crise "leonina"
O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho ainda é visto como o principal culpado pela atual crise do clube de Alvalade, de acordo com a sondagem.
À pergunta "Qual é ou quem são os principais culpados da crise do Sporting?" o nome do ex-líder do clube é mencionado por quase um em cada quatro inquiridos (24,7%). Mas o atual presidente "leonino" é apontado como responsável pelo atual momento da equipa por um quinto (19,9%) das pessoas questionadas.
Entre os responsáveis pelo mau momento do clube são também identificados a SAD (11,5%), os adeptos/claques/sócios (9,5%). Os jogadores (1,8%) e o treinador (1,3%) são culpados para poucos dos inquiridos. Há ainda 5,3% das respostas que dão todos como culpados.
FICHA TÉCNICA
Objetivo:
Sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a CMTV/CM e Jornal de Negócios, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas.
Universo:
População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental.
Amostra:
A amostra é constituída por 619 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Sexo (294 homens e 325 mulheres), por idade (135 entre os 18 e os 34 anos; 227 entre os 35 e os 54 anos; e 257 com mais de 55 anos) e região (233 no Norte, 146 no Centro, 167 em Lisboa, 46 no Alentejo e 27 no Algarve).
Seleção da amostra:
A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2016) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI).
Recolha da Informação:
A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI. O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pelo cliente. A INTERCAMPUS conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa. Estiveram envolvidos 17 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram entre 19 e 24 de janeiro.
Margem de Erro:
O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,9%.
Taxa de Resposta:
A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 63,25%.