Notícia
Só depois do apito do árbitro é que a 4Teams começa a produzir cachecóis para o Benfica
A empresa de Vizela 4Teams recebeu uma encomenda do Benfica para produzir milhares de cachecóis alusivos à conquista do tetracampeonato. Mas só os vai produzir após o apito final do árbitro deste sábado, e apenas caso os encarnados vençam o Vitória de Guimarães.
Os preparativos estão feitos e a festa promete ser de arromba: se o Benfica ganhar mais logo ao Vitória de Guimarães, sagra-se campeão nacional pela 36.ª vez. A confirmar-se, será um título histórico, porque será o primeiro tetracampeonato da história dos encarnados – o máximo que o Benfica tinha logrado era o de três campeonatos consecutivos. Para assinalar a ocasião, o clube da Luz mandou produzir diverso material promocional. E a Vizela já chegou um pedido para produzir milhares de cachecóis – mas só depois de o árbitro Jorge Sousa apitar.
"Ainda não preparámos nada. Só vamos começar a produzir os cachecóis no sábado, se o Benfica for campeão. Só depois do apito final do árbitro, e de recebermos um e-mail a dar o ok, é que as máquinas começam a trabalhar", explica ao Negócios Pedro Santos, CEO da empresa 4Teams, sediada em Vizela, que produz cachecóis oficiais para os três grandes e para "muitos clubes europeus", entre os quais o Real Madrid e o Bayern de Munique.
Os cachecóis ainda não começaram a ser feitos, mas já só falta mesmo isso. "Já há simulações feitas, já nos chegaram os desenhos para produzir. Os fios também estão prontos, só falta mesmo começar a produzir", detalha.
Os 80 funcionários estão preparados para trabalhar toda a noite. Se o Benfica for campeão, "é para trabalhar todo o fim-de-semana, 24 horas por dia". Já não é propriamente novidade: "há alturas, como esta, em que é preciso trabalhar ao fim-de-semana".
Então e quantos pedidos é que a empresa recebeu para produzir cachecóis com a inscrição de "campeão"? Só do Benfica ou também do FC Porto? "Só tenho mesmo uma encomenda do Benfica, não tenho de outros clubes. Se calhar acreditam menos…", observa. Só o Benfica é que pode ser campeão já este fim-de-semana. O FC Porto, a cinco pontos de distância, ainda pode vencer a competição, mas apenas na última jornada.
A encomenda benfiquista é de "50 mil cachecóis no mínimo", e Pedro Santos garante que no dia seguinte eles já estarão na capital. "Vamos mandar um carro para Lisboa, domingo já estão lá cachecóis com toda a certeza".
Em 2016, a 4Teams facturou 4,3 milhões de euros, adiantou Pedro Santos. Já no Euro 2016, os cachecóis oficiais das 24 selecções que se qualificaram para a competição foram produzidos pela 4Teams. Tal como aconteceu no Mundial de Futebol de 2014, em que foi esta empresa de Vizela a produzir os cachecóis oficiais de todas as 32 selecções apuradas - no total, foram cerca de 500 mil cachecóis. Também no Mundial de 2010 e no Euro 2012 tinha sido a 4Teams a produzir os cachecóis oficiais.
Contactado pelo Negócios, o Benfica não respondeu em tempo útil.