Notícia
Real defronta Bayern na meia-final da Liga dos Campeões
O sorteio da principal competição da UEFA ditou que José Mourinho volta a Madrid, desta feita para defrontar o Atlético. Cristiano Ronaldo vai jogar contra os alemães do Bayern de Munique.
Os duelos entre os históricos europeus Real Madrid e Bayern de Munique e potências mais recentes como o Chelsea e o Atlético de Madrid foram o resutlado do sorteio da Liga dos Campeões realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.
O treinador português José Mourinho vai tentar alcançar a final da Liga dos Campeões pela terceira vez na sua carreira. Mourinho entretanto já se tornou o treinador com mais presenças, esta é a oitava, em meias-finais desta competição. Mourinho venceu as duas finais que disputou desta competição com o FC Porto e o Inter de Milão.
O Chelsea é uma equipa que assenta na experência do sector defensivo e na juventude e irreverência do meio-campo ofensivo e do ataque. O belga Hazard, que tem sido a principal figura dos londrinos, está lesionado e é dúvida para a primeira-mão. Todavia o treinador luso sabe que pode contar com a combatividade da sua equipa, especialmente numa eliminatória em que a intensidade será uma constante.
A intensidade, combatividade e espírito de sacrifício são os pontos fortes de um Atlético de Madrid construído à imagem do treinador argentino Diego Simeone. O Atlético, que venceu a Liga Europa em 2010 e em 2012, procura aquela que seria a primeira vitória na maior competição de clubes do mundo. O treinador “colchonero” Simeone recuperou a aura vitoriosa do “Atleti” que, neste momento, segue na liderança da liga espanhola.
Apesar de o Atlético ser mais conhecido pelo conjunto da equipa, no confronto com o Chelsea, Simeone já deverá contar com a principal figura da equipa - o brasileiro detentor de passaporte espanhol Diego Costa. A imprensa desportiva tem avançado, nos últimos meses, que Mourinho estará interessado na contratação deste jogador. Há poucas semanas o treinador português disse que não iria fazer comentários sobre o eventual interesse no jogador até porque poderia vir a defrontá-lo durante a Liga dos Campeões. E vai mesmo.
Outro dos pontos de interesse será perceber se o Atlético vai utilizar o guarda-redes belga Courtois, que pertence contratualmente aos londrinos. A imprensa tem escrito que no contrato, assinado entre o Chelsea e o Atlético, existe uma cláusula que prevê o pagamento de 3 milhões de euros no caso de o belga ser utilizado contra o clube detentor dos seus direitos desportivos.
Na outra meia-final o Bayern de Munique, detentor do troféu, luta pela sexta vitória na competição enquanto o treinador catalão Pepe Guardiola procura a terceira Liga dos Campeões em apenas seis temporadas como treinador principal. O Bayern já é campeão nacional da Alemanha e é apontado por muitos, desde o início da época, como o grande favorito à vitória final.
O Real Madrid procura há mais de dez anos vencer a décima Liga dos Campeões e os adeptos depositam grande esperança na possibilidade de a equipa do português Cristiano Ronaldo voltar a vencer a competição que conquistou pela última vez em 2002, numa equipa onde pontificavam nomes como Figo, Zidane ou Raul.
Ronaldo, que se encontra com uma lesão muscular, deverá estar recuperado para a primeira-mão contra o Bayern. Mais recentemente o treinador italiano Carlo Ancelotti já admitiu que a “décima” passou a prioridade depois de no espaço de três dias os madrilenos terem perdido a liderança do campeonato para os rivais do Atlético.
(Notícia actualizada às 12h41m)