Notícia
Benfica encontra Juventus nas meias-finais da Liga Europa
O sorteio da Liga Europa ditou que o Benfica vai jogar contra a Juventus nas meias-finais da competição. Os encarnados jogam na Luz a primeira-mão contra os pesos pesados da “Vechia Signora”. Já o Sevilha volta a encontrar uma equipa espanhola depois de nos oitavos de final ter defrontado o Bétis de Sevilha.
No dia 24 de Abril o Benfica vai receber a Juventus no primeiro jogo das meias-finais da Liga Europa. O segundo jogo vai ser realizado dia 1 de Maio em Turim, no estádio da “Juve” que é também o local que vai receber a final da Liga Europa. Foi este o resultado do sorteio da Liga Europa realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.
As águias, sob o legado do treinador Jorge Jesus jogam as meias-finais da Liga Europa pela terceira vez em quatro anos e procuram alcançar a primeira vitória internacional em mais de 50 anos. Depois da derrota na final do ano passado com os ingleses do Chelsea, o Benfica volta a jogar contra uma das equipas mais fortes do panorama europeu.
Tal como no ano passado, o Benfica aponta à conquista da Liga Europa e do campeonato nacional. Todavia este ano a Primeira Liga parece definitivamente encaminhada pelo que Jesus pode apostar de forma mais consistente na vitória na Liga Europa a partir desta fase da competição. Nas eliminatórias mais recentes Jesus tem optado por gerir os jogadores dando prioridade ao campeonato nacional. Com a Jueventus tudo indica que Jesus não olhe a "poupanças".
A Juventus é campeã italiana e prepara-se para revalidar o título este ano. Apesar de ser uma equipa em reafirmação desde a chegada do treinador Antonio Conte, foi eliminada prematuramente da Liga dos Campeões. O facto de a final ser realizada no seu estádio poderá servir, ainda assim, como um factor extra em termos de motivação.
Apesar do poderio dos italianos, a Juventus não vence uma grande competição internacional desde a vitória na Liga dos Campeões em 1996, uma equipa onde jogava o médio português Paulo Sousa. A última final foi em 2003, mas a “Juve” perdeu para o rival AC Milan de Rui Costa.
O chefe de orquestra Andrea Pirlo é, a par de Buffon, a grande figura da “Vechia Signora”. Pirlo, com quase 35 anos, continua a ser um elemento decisivo e todas as jogadas de ataque passam pela batuta do internacional italiano que tem demonstrado ser um especialista cada vez mais aprimorado na cobrança de bolas paradas. Conseguir reduzir a influência de Pirlo no futebol da Juventus poderá ser determinante para o sucesso benfiquista. Carlos Tevez, Pogba e Vidal são outras das peças fundamentais numa equipa que aposta forte na rotatividade do meio-campo.
A outra meia-final será jogada entre equipas espanholas mas também entre jogadores portugueses. Os internacionais lusos Ricardo Costa e João Pereira defrontam os também portugueses Beto, Ricardo Carriço e Diogo Figueiras do Sevilha.
O Sevilha, que eliminou o FC Porto esta quinta-feira, pretende regressar ao sucesso internacional depois de no decénio anterior ter vencido por duas vezes esta competição sob o comando técnico de Juande Ramos.
Já o Valência, que ocupa somente o oitavo lugar na liga espanhola, poderá encontrar na UEFA a possibilidade de salvar a época. Recorde-se que também o Valência sabe o que é ganhar esta competição. Em 2004 venceu a na altura designada de Taça UEFA numa equipa liderada por Pablo Aimar.
(Notícia actualizada às 11h55)