Notícia
Marcelo quer entregar a Taça ao Braga no próximo domingo
O Presidente da República pode cumprir um dos seus sonhos já neste domingo: se o Sporting de Braga ganhar ao FC Porto na Taça de Portugal, será Marcelo Rebelo de Sousa a entrega-la ao capitão dos minhotos, Alan. “Seria um duplo gozo”, disse em Dezembro.
Quando Marcelo Rebelo de Sousa veio à Redacção Aberta do Negócios, em Dezembro do ano passado, ainda não era Presidente da República, nem o Braga estava na final da Taça de Portugal. Mas isso não significa que Marcelo não tivesse já pensado no assunto. Convidado pelo Negócios a comentar a possibilidade de entregar o troféu ao clube que de que é sócio desde criança, o agora chefe de Estado não deixou margem para dúvidas: "Era uma coisa verdadeiramente sensacional".
Um dia antes dessa visita, o Braga tinha acabado de afastar o Sporting nos oitavos-de-final da prova, num jogo tremendamente disputado que só foi resolvido no prolongamento, com um golo de Rui Fonte. Essa vitória já tinha enchido o então candidato de satisfação, porque permitiu "compensar o desgosto que eu tive na final" do ano passado, perdida, precisamente, para o Sporting lisboeta, em condições ainda mais dramáticas.
Nesse encontro de 2015, a seis minutos do fim da partida, o Braga estava a vencer por 2-0 e tinha um jogador a mais, mas os leões conseguiram empatar o resultado já em tempo de compensação. A vitória do Sporting acabaria por ser decidida nos penáltis. Marcelo viu grande parte do jogo no Estádio Nacional, mas assistiu ao desempate nos estúdios da TVI, onde fazia o seu comentário semanal aos domingos.
Por tudo isso, daria gozo ao Presidente entregar a taça ao Braga. "Confesso que me dava muito gozo – por isso digo que era um duplo gozo se o Braga fosse à final, eu fosse o Presidente da República e estivesse no Estádio Nacional poder entregar a taça ao Braga. Era uma coisa verdadeiramente sensacional", assumiu o sócio 2.253 do clube bracarense.
Marcelo, como se sabe, venceu em Janeiro as eleições presidenciais à primeira volta com 52% dos votos. Já o Braga acabaria por afastar o Arouca e o Rio Ave na caminhada até à final da Taça de Portugal, que vai disputar com o FC Porto este domingo às 17:15 – um jogo que será transmitido na TVI.
Marcelo vai lá estar, pelo que só falta mesmo que o Braga vença a partida para que o Presidente cumpra o seu desejo.
"Guerreiros do Minho" motivados com Marcelo
A presença de Marcelo também poderá funcionar como um factor de motivação para os jogadores do Sporting de Braga. O treinador dos arsenalistas, Paulo Fonseca, reconhecia, esta quinta-feira, que o FC Porto é o favorito à vitória, mas a "questão motivacional" pode desequilibrar a balança, especialmente "com um Presidente da República que é adepto" do clube a assistir na tribuna do Jamor.
O Sporting de Braga só ganhou por uma vez a Taça de Portugal, na época 1965/1966, depois de ter ganho 1-0 ao Vitória de Setúbal. Essa conquista faz 50 anos exactos no próximo domingo.