Notícia
Estados Unidos da América batem China
Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 terminaram este domingo, com os Estados Unidos a consolidar a sua posição de liderança no número de medalhas.
13 de Agosto de 2012 às 12:01

De resto, os Estados Unidos conquistaram 104 medalhas, tendo 46 o tão ambicionado banho a ouro. 29 foram de prata e o mesmo número foi conseguido em medalhas de bronze. Michael Phelps ascendeu à categoria de lenda, ao conquistar em Londres quatro medalhas de ouro e duas de prata, o que na sua conta pessoal lhe garantiu um total de 22 medalhas, considerando os Jogos anteriores, em Pequim.
O terceiro lugar é que pode ter duas leituras. O país anfitrião conseguiu esta posição nas medalhas de ouro. O Reino Unido conquistou 29 troféus de ouro, que se juntaram às 17 de prata e 19 de bronze. No total, o Reino Unido conquistou 65 medalhas, menos 17 que a Rússia. No entanto, este país ficou-se pelas 24 medalhas de ouro, tendo uma delas sido arrecadada no último dia dos jogos, ao derrotarem os brasileiros no Voleibol.
A República da Coreia aparece no quinto posto, por causa das medalhas de ouro. Foram 13 num total de 28 medalhas. O total foi, assim, inferior às 44 medalhas da Alemanha (que conquistou 11 de ouro, 19 prata e 14 bronze), da França (um total de 34, sendo 11 de ouro, 11 de prata e 12 de bronze), da Austrália (35 no total, com sete de ouro, 16 prata e 12 de bronze), do Japão (sete de ouro, 14 prata e 17 de bronze).
A Itália aparece na oitava posição, pelas oito medalhas de ouro conquistadas, a que se juntaram nove de prata e onze de bronze.
Espanha terminou com o mesmo número de medalhas do Brasil, 17 no total, tendo ambos os países conquistado três troféus de ouro. Nenhum destes países conquistou o ouro olímpico no futebol. Espanha foi logo eliminada na fase de grupos e o Brasil perdeu a final com o México, que arrecadou no futebol a sua única medalha de ouro. Espanha viu, ainda, a sua equipa de basquetebol ser derrotada, no último dia, pelo "dream team" dos Estados Unidos, mas numa final disputada e onde os espanhóis chegaram a imaginar que era possível derrotar o "gigante" EUA.
A Jamaica, e o seu Usain Bolt, aparece acima de Espanha e Brasil, pelas quatro medalhas de ouro conquistadas. À conta de Usain Bolt consequiu três: 100 metros, 200 metros e estafetas de quatro por 100 metros no atletismo. A outra medalha de ouro foi no hectómetro feminimo. Shelly-Ann Fraser-Pryce.
Portugal aparece em 69º, com a sua medalha de prata na canoagem, ainda assim acima da Grécia que com duas de bronze (em judo e remo) aparece no 75º. lugar.