Notícia
SDC fecha primeiro semestre com prejuízos
A empresa que detém 33% da Soares da Costa registou prejuízos de 581 mil euros, com uma queda acentuada no volume de negócios.
A SDC Investimentos obteve um prejuízo de 581 mil euros no primeiro semestre deste ano, o que compara com lucros de 7,2 milhões de euros no mesmo período do ano passado.
Num comunicado enviado à CMVM, a SDC salienta que no primeiro semestre do ano passado beneficiou com a mais-valia de 9,4 milhões de euros obtida com a alienação de activos.
Ainda assim os indicadores operacionais na SDC também evoluíram de forma negativa. O volume de negócios desceu 66,5% para 1,06 milhões de euros e o EBITDA foi negativo em 2 milhões de euros.
A ausência de mais-valias reflectiu-se no resultado financeiro, que passou de 5,56 milhões de euros para -3,85 milhões de euros.
A SDC, liderada por Castro Henriques (na foto), fechou o semestre com uma dívida líquida de 267 milhões de euros, em linha com o registado no final do ano passado.
Em 2015 o desempenho da SDC Investimentos foi pior, já que terminou o ano com prejuízos de 71,4 milhões de euros, devido a despesas não recorrentes de um litígio sobre uma empreitada em Israel (no valor de 32,6 milhões de euros), e imparidades imobiliárias (no valor de 33,9 milhões de euros).
O maior activo da SDC é a posição na Soares da Costa, construtora que atravessa uma situação económica difícil e que decidiu esta semana avançar com um pedido para entrar em Processo Especial de Revitalização (PER).