Notícia
Produção na construção trava no final do ano na Zona Euro
A produção na construção, na Zona Euro, caiu 0,2% em Dezembro face ao mês anterior. Por outro lado, cresceu 0,6% na União Europeia. Em média, a produção na construção no ano de 2016 aumentou em 1,6%, comparando com 2015, na Zona Euro.
A produção na construção na Zona Euro travou a sua expansão no último mês do ano passado. Os dados divulgados esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, pelo Eurostat mostram que a produção no sector da construção diminui para 0,2% em Dezembro comparando com o mês anterior, altura em que o indicador tinha avançado 0,9%.
Um comportamento que pode ser justificado pela queda de 0,5% na construção de edifícios. Por outro lado, o segmento de engenharia civil cresceu 0,8%.
Olhando a União Europeia, a produção na construção subiu 0,6%, uma evolução suportada pela subida de 1,2% no segmento de engenharia civil e pelo crescimento de 0,2% da área de construção de edifícios.
O Eurostat esclarece que entre os Estados-membros, cujos dados foram disponibilizados, as maiores quedas na produção na construção foram registadas pela Roménia, Eslováquia e Bulgária. Em sentido contrário, as maiores subidas foram registadas pela Suécia, Polónia e República Checa e Reino Unido.
Produção cresce mais de 3% em termos homólogos
Apesar da redução mensal, se a comparação for anual é possível verificar que a produção na construção na Zona Euro, em Dezembro, cresceu 3,2% face ao mesmo período de 2015. A engenharia civil foi determinante para esta evolução. Este segmento avançou 6,5% e a área de construção de edifícios cresceu 2,5%.
Um crescimento menos acentuado verificou-se na União Europeia. A produção na construção a 28 subiu 1,6% em Dezembro de 2016, comparando com o último mês de 2015. A construção de edifícios aumentou 2,3%. Por outro lado, a engenharia civil caiu 0,5%.
Em média, a produção na construção no ano de 2016, comparando com o ano anterior, aumento 1,6% na Zona Euro e 1,3% na União Europeia.