Notícia
Mota-Engil vai emitir 80 milhões de euros em obrigações convertíveis
A construtora liderada por António Mota vai financiar-se através da emissão de obrigações convertíveis em capital próprio, num montante que poderá chegar aos 80 milhões de euros.
A Mota-Engil vai emitir obrigações convertíveis em acções num montante que poderá alcançar 80 milhões de euros, de forma a aproveitar a crescente procura deste tipo de activos para se financiar a um custo mais baixo e diversificar as fontes de financiamento.
“Existe um plano para vender obrigações convertíveis internacionais”, disse o administrador financeiro (CFO) da Mota-Engil, José Sampaio Freitas, à Bloomberg. “Se as condições de mercado permitirem, levaremos a operação a cabo este ano”, esclareceu.
A recuperação dos mercados accionistas internacionais tem impulsionado a procura de obrigações convertíveis em capital próprio. Estes títulos incorporam um desconto de taxa de juro para reflectir o facto de poderem ser transformadas em acções, permitindo aos investidores combinar a segurança de um título de dívida com exposição ao potencial de valorização do mercado accionista.
Em Março, a construtora emitiu obrigações a pequenos investidores com valor de 175 milhões de euros e com maturidade em 2016, mais do que duplicando o valor da emissão, relembra a agência noticiosa.
Desta forma, a construtora consegue diversificar as suas fontes de financiamento e acompanha as decisões de empresas como a Air France-KLM, a Eni, e a Melia Hotels International, que se financiaram em 10,1 mil milhões de dólares, desta forma, no primeiro trimestre do ano.
“O objectivo é continuar a prolongar as maturidades da dívida e diversificar as fontes de financiamento”, disse o presidente executivo da construtora à Bloomberg.