Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Encomendas na construção com forte queda no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses de 2015, o volume de encomendas na construção registou uma forte queda face ao período homólogo. Face ao último trimestre de 2014, as encomendas na construção registaram uma quebra menor no primeiro trimestre.

Konstantinos Tsakalidis/Bloomberg
20 de Maio de 2015 às 12:24
  • ...

O índice de novas encomendas na construção recuou 39,4% no primeiro trimestre de 2015 comparativamente com igual período do ano passado.

 

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 20 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta forte queda acontece depois do crescimento homólogo de 29,5% que havia sido registado no último trimestre do ano passado.

 

Segundo o INE, este comportamento deve-se em grande medida à evolução verificada no segmento de obras de engenharia, que passou de um crescimento homólogo de 50,4% nos últimos três meses de 2014, para uma quebra de 58,7% no trimestre findo no último mês de Março.

 

Menor foi a queda registada no segmento construção de edifícios, cujo índice passou de uma variação homóloga positiva de 13,7% no último trimestre do ano passado para uma queda de 1,6% nos primeiros três meses deste ano.

 

A grande quebra do índice de encomendas na construção explica-se ainda, como mostram os dados do INE, pela forte subida homóloga registada pelo índice de obras de engenharia no primeiro trimestre de 2014 (+106,0%), período que agora serve de comparação com o primeiro trimestre deste ano.

 

Em relação à evolução em cadeia do índice de novas encomendas na construção, o primeiro trimestre apresentou um recuo de 6,2%, que se segue à quebra de 15,0% verificada nos últimos três meses de 2014.

 

Esta recolha de dados do INE pretende aferir da evolução das encomendas no sector da construção, tendo em conta informação de cariz administrativo, como é o caso, por exemplo, de processos de licenciamento de obras ou processos de lançamento de concursos públicos.

Ver comentários
Saber mais INE Cponstrução Encomendas na Construção Obras de Engenharia Construção de Edifícios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio