Notícia
Palacete no Porto transformado em hotel de luxo com investimento de quase 3 milhões
A Invenio Engenharia vai reabilitar um palacete abandonado na zona histórica do Porto e transformá-lo num hotel de luxo.
A Invenio Engenharia, empresa de construção sediada no Porto, vai reabilitar um antigo palacete na zona histórica da Invicta, mais propriamente na Rua de São João, para transformá-lo num hotel de luxo. Uma intervenção que atinge os 2,7 milhões de euros, segundo avançou a empresa ao Negócios.
A firma de construção já iniciou as obras que têm um prazo de execução de 15 meses. A Invenio estima que o palacete fique totalmente concluído no segundo semestre de 2019, o que reforça "a oferta hoteleira naquela zona da cidade", de acordo com o comunicado.
O edifício do século XVIII estava ao abandono há mais de dez anos e com sinais de degradação tanto no interior como no exterior. O projecto é do arquitecto João Figueiroa e pretende "evocar o Porto burguês do século XVIII".
A empresa de construção pretende realizar a obra "com o mínimo de impacto", de forma a devolver "a beleza original ao edifício, adaptando-o a uma nova função".
"O objectivo é que este projecto respeite o património e valorize a identidade original", sublinha Francisco Paiva Ribeiro, administrador da Invenio Engenharia, citado no comunicado. A empresa de construção quer reaproveitar várias características únicas do palacete, como por exemplo azulejos e tectos.
O edifício começou por ser a habitação de uma família burguesa, tendo sido depois usado como armazém de mercearias.