Notícia
Custos de construção de casas novas desaceleram em Setembro
Os custos de construção subiram 0,1%, em Setembro, um crescimento mais ligeiro do que nos meses anteriores. A justificar a desaceleração esteve a evolução do preço dos materiais, que registou uma descida de 1,1%.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 0,1%, em Setembro, face ao mesmo mês de 2014, revela esta sexta-feira, 6 de Novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta subida representa um ligeiro abrandamento já que nos dois meses anteriores – Julho e Agosto - os custos aumentaram 0,4% e 0,2%, respectivamente.
Segundo os dados do INE, a desaceleração do índice total foi determinada pela evolução do preço dos materiais, que registou uma descida de 1,1% em Setembro, enquanto os custos da mão-de-obra cresceram 1,1%, em termos homólogos, a mesma variação dos dois meses anteriores.
A variação homóloga do índice relativo aos apartamentos fixou-se em 0,2%, enquanto o índice relativo às moradias apresentou uma variação nula, depois do avanço de 0,1% em Agosto.
Por outro lado, os custos de manutenção e reparação regular de habitação caíram 0,1%, em Setembro, face ao mesmo mês de 2014.