Notícia
Concursos abertos para obras públicas dispararam 71% até outubro
De janeiro a outubro deste ano, procedeu-se à abertura de concursos para obras públicas no valor de 3.535 milhões de euros, valor que supera o montante anual de todos anos desde pelo menos 2011.
O montante total de contratos para obras públicas, tanto promovidos como efetivamente celebrados, registou fortes subidas até outubro deste ano, superando já o valor global de todos os anos desde, pelo menos 2011, quando começam os dados disponibilizados pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.
No que respeita aos contratos de empreitadas promovidos – ou seja, que foram objeto de anúncio de abertura de procedimento em Diário da República – totalizaram 3.535 milhões de euros nos primeiros dez meses deste ano. Este valor traduz uma subida de 71% face ao mesmo período do ano passado (2.065 milhões de euros) e supera largamente o montante anual registado nos últimos oito anos.
Desde 2011, o montante mais baixo foi registado em 2015 (1.237 milhões de euros) e o mais alto em 2017 (2.973 milhões de euros).
O montante dos concursos abertos também é mais do dobro do valor dos contratos públicos efetivamente celebrados de janeiro a outubro deste ano, que se fixa, segundo os dados da AICCOPN, nos 1.627 milhões de euros.
Também aqui o crescimento é de 27% face ao período homólogo de 2018.
Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias continuam em queda, tendo atingido os 379 milhões de euros até outubro, ou seja, menos 7% do que em igual período de 2018.
No seu conjunto, o montante de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registado no Portal Base, foi de 2.092 milhões de euros, mais 16% em termos homólogos.