Notícia
Bill Gates perde metade do que investiu em empresa espanhola
O fundador da Microsoft, que entrou no capital da construtora FCC em 2013, foi um dos investidores que vendeu a sua participação a Carlos Slim no âmbito da OPA lançada pelo empresário mexicano.
O empresário mexicano Carlos Slim já controla 61% do capital da espanhola FCC. Uma participação alcançada no seguimento da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo empresário mexicano à construtora em Março. Um dos investidores que decidiu vender a sua fatia nesta operação foi Bill Gates.
Segundo o jornal espanhol Expansion, o fundador da Microsoft aceitou vender a sua parte a 7,6 euros por acção, o que representa uma perda de quase metade do investimento feito há cerca de três anos.
Bill Gates entrou para o capital da FCC em 2013, através das empresas Cascade e da Fundação Melinda Gates, tendo chegado a deter uma participação de 5,7%.
Na altura, o empresário norte-americano comprou 7,6 milhões de acções a 14,865 euros por título, tendo investido um total de 113 milhões de euros. Números que representam, assim, uma perda de metade do investimento.
Como o Expansion relembra, Bill Gates investiu na FCC numa altura em que foram exigidos alguns sacrifícios aos accionistas com aumentos de capital que somaram 1,7 mil milhões de euros.
Além disso, desde 2012 que a construtora espanhola não distribui dividendos. Uma situação que deverá ser seguida este ano.