Notícia
SdC Investimentos recupera e consegue lucros no trimestre
A sociedade está a avançar com um plano de reestruturação do passivo bancário e obrigacionista, numa altura em que continua o processo de separação da Soares da Costa Construção.
A SdC Investimentos, que mantém uma participação de 33% na Soares da Costa Construção, depois da venda ao empresário angolano António Mosquito, registou lucros de 2,2 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, segundo adiantou a empresa em comunicado.
Este resultado implica uma recuperação "do prejuízo do período homólogo do ano anterior (1 milhão de euros)", adiantou a sociedade. O volume de negócios foi de 3,0 milhões, uma redução de 10% face ao período homólogo, sendo que o EBITDA foi de 305 mil euros, uma diminuição de 41% quando comparado com o primeiro trimestre de 2014.
Os resultados financeiros melhoraram de 3,2 milhões negativos para 898 mil positivos. Além disso, a recuperação está relacionada com vendas de activos e alterações no perímetro das actividades. "Importa considerar que o volume de negócios do primeiro trimestre do ano passado ainda comportou o contributo da Energia Própria, alienada em Outubro de 2014, e ainda a prestação de serviços técnicos e de gestão da SDC Investimentos", explicou a empresa.
Por outro lado, "uma vez que a actividade da construção onde a Sociedade detém uma participação de 33,3% e a actividade das concessões rodoviárias - Scutvias e Autoestradas XXI, consolidadas pelo método da equivalência patrimonial - não se reflectem no volume de negócios, este abrange o reconhecimento da actividade imobiliária e da gestão de parques de estacionamento", explica a empresa, liderada por Castro Henriques.
No mesmo comunicado, a SdC Investimentos refere que "a dívida líquida reflectida na demonstração da posição financeira consolidada à data de 31 de Março de 2015 é de 318,7 milhões de euros", realçando que está em curso um plano "de reestruturação do passivo bancário e obrigacionista da sociedade".