Notícia
Vendas no retalho aceleram crescimento em Setembro
O índice de vendas a retalho cresceu em Setembro em termos homólogos. Também os índices relativos ao emprego, horas trabalhadas e remunerações aumentaram em Setembro.
As vendas no sector do retalho cresceram no mês de Setembro. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta sexta-feira, 30 de Outubro, o índice de volume de negócios no comércio a retalho teve uma variação homóloga de 1,4% em Setembro. Este valor representa um crescimento de 0,4 pontos percentuais face a Agosto.
O crescimento dos negócios no retalho foi determinado em especial pelo índice relativo aos produtos alimentares que obteve uma variação homóloga de 1,9% no mês passado. Em Agosto, este segmento tinha registado uma variação homóloga de -0,1%. Por outro lado, o agrupamento dos produtos não-alimentares registou uma variação homóloga de 1% em Setembro, um valor inferior ao obtido em Agosto que foi de 2,4%.
"No terceiro trimestre de 2015 as vendas no comércio a retalho cresceram 1,4%, desacelerando 1,4 pontos percentuais quando comparadas com o trimestre anterior", revela o INE.
O emprego no retalho também cresceu. O índice relativo ao emprego registou um crescimento homólogo de 2% em Setembro, ligeiramente acima dos 1,9% registados no mês de Agosto.
Em termos de remunerações no retalho, os dados do gabinete de estatística nacional mostram um crescimento homólogo de 3,8%. Um valor um pouco mais abaixo dos 4,6% verificados em Agosto.
Por fim, "a taxa de variação mensal do índice de horas trabalhadas no comércio a retalho, ajustado dos efeitos de calendário, situou-se em 0,9%, em Setembro, o que compara com -0,3% no mesmo mês do ano anterior".