Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Uruguai quer legalizar e vender marijuana mas só para uruguaios

O governo de José Mujica, que lidera o executivo da coligação de esquerda Frente Ampla que governa o Uruguai, pretende legalizar o comércio de marijuana no Uruguai, medida que, defende, permitirá travar o aumento da criminalidade e o mercado negro no país. O consumo de marijuana já é legal no Uruguai e as autoridades calculam que o mercado negro que vende a substância factura o equivalente a 600 milhões de euros anualmente.

27 de Junho de 2012 às 10:11
  • ...
A proposta de lei que vai regular a produção e a venda deverá ser aprovada em breve pelo Congresso, onde o partido do presidente é maioritário. O governo pretende começar a plantar marijuana em Setembro e a primeira colheita deverá ocorrer seis meses depois. Ou seja, o governo uruguaio poderá começar a comercializar o produto já no próximo ano.

O jornal "i" escreve que o governo já respondeu a algumas das críticas da oposição e garantiu que serão impostas restrições, entre as quais a proibição da venda a estrangeiros para evitar o turismo associado ao consumo de marijuana. O enquadramento legal preverá ainda que a venda seja limitada a 30 gramas mensais por pessoa, maior de 18 anos.

O secretário-geral da Junta Nacional das Drogas do Uruguai, Júlio Calzada, disse que parte da produção será utilizada em medicamentos para doenças oncológicas, e que o dinheiro dos impostos cobrados pelas vendas deverá ser usado no financiamento de programas de reabilitação.

A revista norte-americana “Time” dizia ontem que a proposta do executivo de Mujica reflecte uma tendência cada vez mais forte em termos mundiais para encontrar novas e menos violentas soluções para tentar ganhar a guerra contra o tráfico de droga.




Ver comentários
Saber mais Uruguai marijuna
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio