Notícia
Unilever, parceira da JM, aumentou lucros em 6,8% em 2014
A fabricante de produtos de consumo e alimentação encerrou o passado ano com um lucro líquido de 5,171 mil milhões de euros. Unilever é proprietária de marcas como a Olá, a Skip, a Rexona ou a Dove.
A companhia anglo-holandesa de produtos de consumo e alimentação encerrou o ano passado com uma subida do lucro de 6,8%, para os 5,171 mil milhões de euros. Contudo, a parceira do grupo português Jerónimo Martins anunciou, em comunicado citado pela agência Europa Press, que não espera qualquer melhoria significativa da sua actividade para 2015.
"Não prevemos uma melhoria significativa nas condições dos mercados em 2015", salientou Paul Polman, presidente executivo da Unilever. Polman também adiantou que a companhia prevê igualar em 2015 os resultados de 2014.
A maior parte dos lucros foi registada no primeiro semestre do exercício, já que o segundo semestre o resultado desceu 2,5%, para 2,35 mil milhões de euros. O volume de negócios da Unilever atingiu um total de 48,436 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 2,7% face ao período homólogo.
A companhia explicou esta diminuição pelos câmbios desfavoráveis nos mercados em que opera. Sem contar o efeito da moeda o crescimento do negócio do grupo teria sido de 2%.
A Unilever, que em Portugal opera em parceria com a companhia Jerónimo Martins, é dona de marcas de alimentação como Olá, Knorr, Planta ou Calvé, assim como de produtos de higiene pessoal como Rexona, Axe ou Dove. Também inclui no seu portfólio produtos para o cuidado da casa como Confort, Skip e Cif.