Notícia
Trabalhadores da grande distribuição em greve a 24 e 31 de dezembro
Paralisação visa afiliadas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que representa 220 empresas, das quais 60 do retalho alimentar. Pré-aviso foi entregue pelo SITESE.
Os trabalhadores da grande distribuição vão entrar em greve nos próximos dias 24 e 31 de dezembro, reivindicando, entre outros, "aumentos salariais justos" e condições para "a conciliação.
Em comunicado, o SITESE - Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (afeto à UGT) informa que apresentou um pré-aviso de greve à prestação de trabalho para os trabalhadores dos setores do Comércio, Escritórios e Serviços, nomeadamente nas empresas filiadas na Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), com início às 00:00 horas e termo às 24:00 horas, nos dias 24 e 31 de dezembro de 2024.
A APED representa 220 empresas, das quais 60 do retalho alimentar.
A paralisação é convocada "pelo trabalho digno", "pelo aumento dos salários", pela defesa dos direitos dos trabalhadores", assim como "pela conciliação da vida familiar com a profissional".
O pré-aviso de greve seguiu para o Governo e parceiros sociais na segunda-feira, segundo o SITESE.
"Lutamos por aumentos salariais justos, que reconheçam o esforço e dedicação, a conciliação entre a vida familiar e profissional, um direito essencial para a qualidade de vida dos trabalhadores", afirma a direção do sindicato, na mesma nota.