Notícia
Portugueses pretendem gastar média de 327 euros na Black Friday
Tecnologia mantém-se no topo das preferências, mas livros ganham terreno nas intenções de compra para a Black Friday face ao ano passado. Estudo da Netsonda para a Worten revela que mais de metade dos inquiridos pretende aproveitar os descontos da temporada tanto na internet como nas lojas físicas.
Quase nove em cada dez portugueses planeiam fazer compras durante a Black Friday e desembolsar, em média, 327 euros, ou seja, mais cinco euros do que no ano passado. É o que revela um estudo conduzido pela Netsonda para a Worten que mostra um expressivo aumento dos consumidores que tencionam fazê-lo tanto online como nas lojas físicas (de 41% em 2020 para 56%).
Se, em 2020, 36% dos inquiridos tinha a intenção de aproveitar as grandes promoções só através da Internet, este ano, essa percentagem baixa para 21%. Já 12% tenciona comprar apenas nos espaços físicos, mais um ponto percentual do que em 2020.
A tecnologia continua no topo dos produtos mais procurados (com 56% das intenções de compra contra 55% em 2020), seguido dos artigos de moda e acessórios (48% contra 49% em 2020), num pódio que se completa com os eletrodomésticos (37% contra 36% em 2020). A lista de preferências prossegue com os perfumes e cosméticos (24% das intenções de compra contra 25% em 2020).
Já os livros devem atrair 24% dos consumidores, após uma "escalada" nas intenções de compra de 14% para 27%, figurando na quinta posição da lista de favoritos.
A sondagem revela ainda que 86% dos inquiridos tencionam comprar apenas para si próprios; enquanto 51% para o companheiro/a. Já 43% planeia abrir os cordões à bolsa na Black Friday tendo os filhos como destinatários dos bens a adquirir durante a campanha.
Worten, Fnac, Rádio Popular, Media Markt, Zara, El Corte Inglés, Bershka e Mango figuram entre as marcas que os portugueses mais associam à Black Friday.
O estudo da Netsonda para a Worten foi feito a partir de uma amostra de 1.000 residentes em Portugal continental, com idades entre os 18 e os 54 anos.
A Black Friday cai a 26 de novembro no calendário mas, ao que tudo indica, o figurino do ano passado deve manter-se, com os principais retalhistas a optarem por prolongarem no tempo o mediatismo da data que abre a época alta do consumo que tem o pico no Natal.