Notícia
Pizzaria Domino's encerra todos os restaurantes na Rússia
Decisão da cadeia de restauração ocorre depois de em dezembro do ano passado ter anunciado que estava a avaliar a presença no mercado russo. Mais de 140 restaurantes fecham portas.
A cadeia de pizzarias Domino's vai encerrar todos os restaurantes na Rússia, tendo apresentado o pedido de falência às autoridades russas. A DP Eurasia - a empresa que detém os direitos de franchising no território - anunciou a decisão esta segunda-feira ao final do dia em comunicado.
De acordo com a CNN, trata-se da primeira grande cadeia ocidental de "fast food" a abandonar a Rússia mais de um ano depois de a McDonald’s e a Starbucks terem optado pela saída daquele mercado.
No comunicado, a DP Eurasia – que detém a DP Russia – lembra que estava a avaliar a sua presença naquele país já desde dezembro do ano passado, tendo em conta "o impacto das sanções e a capacidade para continuar a servir os clientes", refere.
Assim, a holding desiste da tentativa de vender a operação e avança para a insolvência. "Num ambiente cada vez mais desafiador, a DP Russia é obrigada a dar este passo, dando por terminado o processo de tentativa de venda", lê-se na nota.
Para já, ainda não consegue determinar o impacto desta decisão nas contas consolidadas do grupo. A empresa detém 142 restaurantes na Rússia e é o terceiro maior operador de entregas.
De acordo com a CNN, que cita um estudo da Universidade de Yale, mais de 1.000 empresas estrangeiras abandonaram o mercado russo desde o início da guerra na Ucrânia.