Notícia
Lucros da Auchan recuam 87,2% no semestre
Grupo francês dono das cadeias Jumbo e Pão de Açúcar em Portugal vendeu 26,1 mil milhões de euros até Junho. Em Portugal e Espanha, Auchan vê "a retoma confirmada".
O grupo francês Auchan Holding registou, entre Janeiro e Junho de 2016, resultados líquidos após interesses minoritários de quatro milhões de euros, uma quebra de 87,2% face aos 31 milhões de euros registados um ano antes, informou a empresa esta quarta-feira, 31 de Agosto.
Em comunicado de imprensa divulgado no site oficial, o grupo dominado pela família Mulliez adianta que o resultado líquido com interesses minoritários foi de 117 milhões de euros, recuando 25,3% face ao período homólogo de 2015.
No total, o grupo que agrega retalho (Auchan Retail), gestão de imobiliário comercial (Immochan) e serviços financeiros (Oney Bank) consolidou nos primeiros seis meses do ano um volume de negócios de 26,1 mi milhões de euros, mais 0,8% (a taxas de câmbio constantes) face ao primeiro semestre de 2015.
No retalho, o grupo fez 25,3 mil milhões de euros, em 969 hipermercados e 2.612 lojas de proximidade e supermercados que opera nos 16 países em que está presente.
Retoma ibérica
Em França, mercado de origem onde opera 351 hipermercados e 295 supermercados de proximidade, a Auchan defende que "a inversão de tendência confirmou-se para os hipermercados" do grupo no primeiro semestre.
"Nos outros países da Europa Ocidental", adianta a gestão no comunicado, "a retoma confirma-se em Espanha e em Portugal, em crescimento comparável e ganhos obtidos por uma fórmula de venda virtuosa".
Em Portugal – onde o grupo Auchan detém a Companhia Portuguesa de Hipermercados inicialmente fundada pelo grupo brasileiro Pão de Açúcar, hoje fora do mercado nacional – os franceses terminaram o semestre com 43 unidades.
No território português localizam-se 30 hipermercados Jumbo e 13 supermercados Pão de Açúcar e lojas de electrodomésticos Box. A Immochan gere 10 centros e galerias comerciais no país.