Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ikea e Decathlon anunciam aumentos no salário de entrada para 2025

Ikea vai ai elevar o o salário de entrada para 1.025 euros, enquanto na Decathlon o ordenado base mínimo dos colaboradores efetivos passa para 950 euros, a partir de janeiro.

Reuters
16 de Dezembro de 2024 às 16:37
  • ...

Com o aproximar do novo ano começam a surgir anúncios por parte das empresas de subida dos vencimentos, aprovado que está o valor do salário mínimo nacional, para 870 euros em 2025.  A Ikea, por exemplo, vai elevar o o salário de entrada para 1.025 euros, enquanto a Decathlon fez saber que o ordenado base mínimo dos colaboradores efetivos, com período experimental validado, passa para 950 euros, a partir de janeiro.

Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a Ikea Portugal indica que, além de subir o salário de entrada na operação de retalho para 1.025 euros, "valor consideravelmente acima do praticado atualmente no setor e acima do Salário Mínimo Nacional previsto para 2025", vai rever em alta o subsídio de alimentação para 8 euros/dia (aumento líquido de 1euro/dia) no próximo ano, a partir do qual os colaboradores, a par com outros benefícios, vão passar a ter direito a 26 dias de férias.

Segundo a cadeia de retalho mobiliário, de origem sueca, atualmente mais de 90% dos seus cerca de 3.000 trabalhadores têm contratos permanentes e não existe qualquer disparidade salarial entre homens e mulheres, em funções equivalentes.

A Decathlon Portugal também anunciou aumentos, dando conta de que o salário base mínimo de todos os colaboradores efetivos, com período experimental validado, passa para 950 euros a partir de janeiro. Com a inclusão do subsídio de refeição, qualquer colaborador a tempo inteiro terá um salário bruto mensal garantido de 1.093 euros, sendo que, enfatiza, a este valor poderão ainda somar-se prémios mensais de performance (de 0 a 20%).

Ao mesmo tempo, a partir de janeiro, cadeia de moda e artigos desportivos de origem francesa, que conta um universo de 1.800 trabalhadores em Portugal, vai subir o salário de entrada para funções de liderança intermédia, como responsáveis de desporto e responsáveis de equipa logística, para 1.625 euros.

Estes aumentos - enfatiza - são anunciados no mesmo ano em que a retalhista distribuiu parte dos lucros relativos a 2023 pelos seus colaboradores, que corresponde "a aproximadamente 7% da remuneração bruta anual de cada um", um bónus entregue sob a forma de ações. 

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas comércio retalho Ikea Decathlon salários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio