Notícia
Grupo Alibaba compra participação na Suning por 28,3 mil milhões de yuan
O grupo de comércio online chinês Alibaba vai pagar 28,3 mil milhões de yuan (4,1 mil milhões de euros) pela participação de 19,99% na empresa de lojas electrónicas Suning. Este é o maior negócio de sempre da Alibaba, que tem acelerado os seus negócios dado que o seu valor de mercado desceu 24% no último ano.
A Alibaba vai comprar uma participação de 19,99% da Suning Commerce Group, empresa chinesa de venda de produtos electrónicos, por um valor a rondar os 28,3 mil milhões de yuan (4,1 mil milhões de euros), avança a agência Bloomberg.
A Alibaba, maior operador de comércio online da China, vai assim concluir uma parceria estratégica com a Suning, empresa com mais de 1.600 lojas na China, Hong Kong e Japão. Este será o maior negócio de sempre do grupo. O presidente da Alibaba, Jack Ma, quer aumentar a presença na venda a retalho após uma queda de 24% no valor de mercado este ano.
Por sua vez, a Suning vai gastar cerca de 14 mil milhões de yuan (2 mil milhões de euros) em acções da Alibaba.
As empresas vão cooperar a nível logístico e em vendas online para que as entregas sejam feitas em apenas duas horas.
O fundador da Suning, Zhang Jindong, afirmou num comunicado que "esta colaboração aponta para uma nova tendência: fortalecer a indústria tradicional chinesa, alavancando o poder da internet".
"A Suning tem uma das maiores redes de venda de aparelhos, o que vai ajudar os serviços da Alibaba", afirmou John Choi, analista da Daiwa Securities Group, um banco de investimento japonês. "A Alibaba está a envolver-se cada vez mais na revenda offline através dos seus investimentos", concluiu.