Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França pede à China que procure reequilíbrio comercial com Europa

A ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, parabenizou a China pela presidência da Cimeira das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15) e pelo acordo obtido, que "deve permitir tornar 30% da superfície terrestre e 30% dos oceanos e mares protegidos até 2030".

19 de Dezembro de 2022 às 23:54
  • ...
A ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, pediu à China, durante uma reunião por videoconferência com o seu homólogo chinês, Wang Yi, para procurar um "reequilíbrio da relação sino-europeia" com uma "maior reciprocidade económica e comercial".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de França explicou hoje num comunicado que, durante a conversa com Wang, Colonna também enfatizou "o papel que a China poderia desempenhar para que a Rússia termine a guerra contra a Ucrânia".

Os dois governantes reafirmaram ainda o "respeito pela Declaração das Nações Unidas".

"Em relação às violações da Coreia do Norte das suas obrigações com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a ministra [francesa] pediu para prosseguir com os esforços diplomáticos, a fim de alcançar uma resposta do Conselho", detalhou o comunicado.

Ambos os ministros também abordaram o regresso dos "intercâmbios" entre França e China, especialmente nos setores social, académico e turístico, agora que o país asiático começou a relaxar as medidas contra a covid-19.

Colonna parabenizou a China pela presidência da Cimeira das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (COP15) e pelo acordo obtido, que "deve permitir tornar 30% da superfície terrestre e 30% dos oceanos e mares protegidos até 2030".

A ministra exortou a China a ter "um elevado nível de ambição na proteção dos oceanos e na luta contra as alterações climáticas".

O diálogo entre os dois ministros ocorreu, de acordo com o comunicado francês, como uma "continuação" das discussões que os presidentes dos dois países mantiveram à margem da última cimeira do G20 na Indonésia.
Ver comentários
Saber mais Catherine Colonna China França Europa Wang Yi Conselho de Segurança das Nações Unidas política diplomacia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio