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Exportações através do Lidl com impacto de 289 milhões na economia nacional

Frutas e legumes, vinho e licores e peixe e conservas foram as três categorias de produtos nacionais que mais contribuíram em termos de valor exportado. Maioria dos fornecedores são pequenas e médias empresas.

26 de Junho de 2024 às 12:45
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As exportações facilitadas pelo Lidl geraram, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa, ou seja, mais 18% face a 2022, e a criação de 6.520 empregos no país (+32% face a 2022), revela um estudo encomenda pela cadeia de retalho de origem alemã à consultora Forvis Mazars.

Segundo o estudo, apresentado esta quarta-feira, as exportações facilitadas pelo Lidl Portugal em 2023, no valor de 156 milhões de euros, o que representou 2% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia (UE), impulsionaram as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais para 29 dos 32 países onde está presente, com destaque para a Alemanha, Espanha e França.

Em comunicado, a retalhista indica que, em 2023, por cada euro em exportações facilitadas pelo Lidl em produtos destinados à exportação, foram gerados cerca de 1,85 euros na economia portuguesa.

No total, ao longo de 2023, o Lidl impulsionou a exportação de 156 milhões de euros em produtos nacionais (+19% face a 2022), com as categorias de frutas e legumes (57,5 milhões de euros), vinho e licores (24,3 milhões), peixe e conservas (13,1 milhões), alimentos básicos como massas e arroz (12,2 milhões) e legumes e leguminosas enlatados (11,4 milhões), as que mais contribuíram em termos de valor exportado.

Por sua vez, há categorias que mais do que duplicaram o seu volume de exportação, quando comparadas com o ano anterior, como a de lacticínios frescos e secos (+227%) e a que agrega café, chá e cacau (+148%). Já a de alimentos básicos viu uma subida de 50%.

O estudo da Forvis Mazars revela ainda que 80% dos fornecedores que exportam através do Lidl são pequenas e médias empresas.

"Os dados deste estudo ilustram o nosso impacto cada vez mais acentuado na economia portuguesa, tanto na geração de riqueza para o país, como para a geração de emprego, a par do nosso empenho na promoção da qualidade dos produtos portugueses nos mercados internacionais, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidade. Desta forma, abrimos as portas da nossa rede de lojas em toda a Europa a fornecedores que, eventualmente, de outra forma teriam mais dificuldades na sua internacionalização", afirma o administrador de compras do Lidl Portugal, Bruno Pereira, citado numa nota enviada às redações.
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