Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comprou na Amazon? Vai poder levantar a encomenda na Repsol

Portugal vai participar - para já com uma experiência-piloto - na parceria entre a retalhista online e a rede de postos de abastecimento de combustíveis. No país, a marca espanhola tem 455 postos, espalhados por todos os distritos.

DR/Adam Matan
07 de Março de 2017 às 13:10
  • ...

A Repsol estabeleceu uma parceria com a Amazon que vai permitir, nos próximos dois meses, que as encomendas feitas através do gigante retalhista electrónico possam ser entregues num dos postos da retalhista de combustíveis na Península Ibérica.


Em Portugal a experiência vai arrancar em breve, através de um "projecto-piloto", disse ao Negócios fonte da Repsol Portugal, que não especificou no entanto quais os locais em causa, o investimento associado ou as sinergias entre as duas marcas.

Também não foi avançada uma data para a generalização do serviço à rede de postos de abastecimento ou a quantos dos 455 postos, em todos os distritos, o serviço será alargado. "Não há ainda pormenores. Depende de como forem as conversas com a Amazon," acrescentou, referindo que esta será a primeira experiência da energética enquanto "pick-up point" (local de recolha) de produtos de terceiros.


Segundo o Financial Times, a parceria ibérica para o Amazon Locker abrange a rede de cerca de quatro mil estabelecimentos em Espanha e em Portugal e será implementada ao longo dos próximos dois meses. Em Itália as duas empresas têm em curso uma experiência-piloto em 320 locais.


"Estamos a acrescentar produtos e serviços às nossas lojas para tirar partido do facto de termos um contacto quotidiano mais próximo com os consumidores do que qualquer outra marca em Espanha," disse ao jornal Josu Jon Imaz, administrador-delegado da Repsol. A publicação refere que, com este acordo, a marca espanhola pode vir a tornar-se num dos maiores parceiros de entrega da Amazon na Europa.


O Amazon Locker (na imagem) consiste na instalação de cacifos nas instalações de terceiros, em zonas de grande afluência e abertas 24 horas por dia, onde os clientes podem levantar ou entregar, a qualquer hora, as encomendas realizadas. O utilizador recebe uma mensagem electrónica com a localização de entrega e o código que é inserido para abrir o cacifo onde se encontra a encomenda.


O serviço está disponível em "centenas de localizações" nos EUA (onde o serviço arrancou em 2012) e em mais de 1.300 localizações no Reino Unido, incluindo postos de abastecimento de combustíveis.

A intenção de disseminar o serviço da Amazon na Europa foi conhecida há um ano, quando a multinacional começou a recrutar gestores de desenvolvimento, nomeadamente na cidade alemã de Munique e em Paris. 

Ver comentários
Saber mais Financial Times Reino Unido Portugal Espanha Repsol Portugal economia negócios e finanças Informação sobre empresas grandes empresas economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio