Notícia
CEO da Marks & Spencer demite-se devido ao declínio nas vendas
O presidente executivo da Marks & Spencer demitiu-se depois de não conseguir reverter o declínio nas vendas do grupo retalhista britânico nos últimos seis anos. Marc Bolland será substituído por Steve Rowe.
Marc Bolland demitiu-se do cargo de presidente executivo do grupo retalhista Marks & Spencer e será substituído por Steve Rowe, que estava à frente da unidade de "merchandising" da empresa, avança esta quinta-feira, 7 de Janeiro, a Bloomberg.
A Marks & Spencer tem registado um declínio nas vendas de roupa, que Marc Bolland não conseguiu reverter desde 2010, altura em que iniciou funções na empresa como CEO, o que o levou à demissão, diz a Bloomberg.
A empresa anunciou que Marc Bolland será substituído no cargo por Steve Rowe, na M&S há 27 anos, onde era actualmente líder da unidade de "merchandising".
A marca tem enfrentado um declínio nas vendas de roupa nos últimos seis anos, perdendo terreno para as rivais Next Plc, John Lewis e Primark. A M&S registou uma quebra acentuada nas vendas na altura do Natal, o que deixou os accionistas descontentes.
"Steve Rowe tem uma plataforma mais forte para levar a empresa para a frente do que tinha Marc Bolland", disse à Bloomberg Clive Black, analista da Shore Capital.
Robert Swannell, presidente do grupo, disse num comunicado que Marc Bolland deixou a empresa "num período de mudança necessária".
Marc Bolland negou que tenha sido a pressão dos investidores a ditar a sua decisão, dizendo que sempre tencionou servir a empresa como CEO durante cinco ou seis anos.
Nas vendas comparáveis, a marca viu as receitas decrescerem 5,8% nas 13 semanas até 26 de Dezembro, revelou a empresa num comunicado citado pela Bloomberg. Os analistas apenas previam uma queda de 2% no mesmo período. "As vendas foram desapontantes", referiu Marc Bolland no comunicado.