Notícia
Casa Alegre de volta seis anos depois de ter desaparecido
A Vista Alegre Atlantis, agora detida pela Visabeira, vai relançar a Casa Alegre em Portugal. E já está a trabalhar o mercado espanhol e a fazer prospecção no Brasil.
A Vista Alegre Atlantis, comprada em 2009 pela Visabeira, vai relançar a Casa Alegre. Fá-lo numa altura de crise e seis anos depois da marca e das lojas associadas terem desaparecido. Quando a Visabeira comprou a Vista Alegre Atlantis, a Casa Alegre já não existia.
No entanto, a empresa descobriu que, apesar da marca já não existir, a Casa Alegre ainda estava presente, com muitos portugueses a pensarem que ela ainda estava disponível.
No objectivo de procurar novas oportunidades de negócio, a Vista Alegre Atlantis (VAA) viu potencial no relançamento da Casa Alegre. E lançou um catálogo com 13 colecções. As gamas são completas: porcelanas, faianças, grés, vidro, cutelaria e têxteis. Só os têxteis não são produzidos por empresas do grupo Visabeira.
Teresa Horta e Costa, directora de marketing da Casa Alegre, explicou ao Negócios que este negócio está pensado para endereçar um consumidor jovem, atento, da classe média e, por isso, o momento de crise permite ter produtos a preços mais acessíveis que os da Vista Alegre.
"Da análise de mercado que fizemos verificamos que havia uma oferta incipiente, as lojas de artigos para o lar são generalistas e não são especialistas". A Casa Alegre diz que consegue acompanhar as tendência de mercado e, por isso, quer diferenciar-se pela integração dos produtos, ou seja, propõe a linha completa, ainda que o consumidor possa fazer as suas conjugações de gama. A Casa Alegre de antes tinha também grande diversidade de produtos e categorias, mas Teresa Horta e Costa esclarece que "não eram enquadradas. Havia muito produto, mas não era integrado".
As colecções agora lançadas são todas novas. Para já não encontrará colecções anteriores.
A Casa Alegre está já em 90 retalhistas independentes, admitindo a empresa vir a ter três ou quatro pontos de venda próprios. As lojas Vista Alegre não vão comercializar Casa Alegre. A empresa está, ainda, a prepara o lançamento de uma loja virtual, pretendendo lançar o conceito em breve.
Portugal não é o único mercado que terá Casa Alegre. A empresa está a entrar em Espanha, escolhendo os retalhistas independentes. "Vamos apostar na internacionalização", diz Teresa Horta e Costa, acrescentando que já estão a ser feitas prospecções no Brasil. "Queremos levar a Casa Alegre para outros pontos do mundo". Na próxima semana será apresentada na feira Ambiente de Frankfurt.
O investimento neste relançamento não foi revelado.