Notícia
Bruxelas aprova parceria entre a Brisa e a Áreas
Grupo concessionário de auto-estradas português criou uma joint-venture com a Áreas, dos franceses da Elior. A Brisáreas irá gerir às áreas de serviços em vias associadas à Brisa.
"A Comissão Europeia autorizou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a criação de uma nova empresa comum (Brisáreas) pela Brisa — Autoestradas de Portugal, SA e Áreas Portugal — Restauração e Distribuição SA", anunciaram esta terça-feira 6 de Dezembro, os serviços da Comissão, sediados em Bruxelas.
"O caso foi analisado no âmbito do processo simplificado de revisão do Regulamento das Concentrações", adianta a nota enviada às redacções.
Segundo a descrição da concentração a Bruxelas, a Áreas "está presente em quatro aeroportos, nomeadamente Lisboa, Porto, Faro e Funchal". Nas auto-estradas, "a Áreas fornece serviços na A2 (estação de serviço de Almodôvar), A1 (estações de serviço de Antuã, leiria e aveiras), na A4 (estação de dserviço de Águas Santas) e A8 (estação de serviço de Óbidos).
A joint-venture Brisáreas "será responsável pela gestão, funcionamento e desenvolvimento comercial de áreas de serviço em determinadas auto-estradas geridas pela Brisa em Portugal", segundo o projecto de concentração registado.
"A Comissão concluiu que o projecto de aquisição não suscitaria preocupações em termos de concorrência", deliberou, "tendo em conta o seu impacto limitado sobre a estrutura do mercado".