Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Unicaja e Liberbank em negociações para fusão. Acções disparam mais de 12%

As duas instituições confirmaram estar a negociar eventuais oportunidades, depois de o Expansión ter noticiado que em cima da mesa está uma possível fusão. O negócio daria origem ao sétimo maior banco de Espanha.

Reuters
12 de Dezembro de 2018 às 11:06
  • 2
  • ...

O espanhol Unicaja e o seu concorrente Liberbank estão em negociações para uma possível fusão, confirmaram as duas instituições financeiras em comunicados ao regulador, depois de a notícia ter sido avançada pelo jornal espanhol Expansión.

Ambos os bancos informam estar a "analisar eventuais oportunidades", não tendo sido tomada, até ao momento, qualquer decisão.

"Perante as notícias publicadas em alguns meios de comunicação, o Liberbank, no âmbito do estudo habitual de possíveis operações estratégicas, confirma contactos com o Unicaja, com o conhecimento do conselho de administração, para analisar eventuais oportunidades entre ambas as entidades", anuncia o Liberbank, no comunicado enviado à CNMV, acrescentando que, dado o seu carácter preliminar, não foi submetida nenhuma proposta concreta aos órgãos de governo da instituição.

Também o Unicaja emitiu um comunicado, onde confirma estar a analisar "potenciais oportunidades de investimento ou operações corporativas que possam ser do interesse de todos os seus accionistas". "Neste sentido, confirma contactos preliminares com o Liberbank", adianta ainda.

Após esta confirmação, os títulos dos bancos dispararam em bolsa. O Liberbank valoriza 12,18% para 43,28 cêntimos, enquanto o Unicaja soma 13,59% para 1,162 euros, perante a possibilidade de uma fusão entre ambos, que daria origem ao sétimo maior banco de Espanha, em termos de valor de mercado.

Com 3 milhões de clientes, 57 mil milhões de euros em activos e 1.200 balcões, o Unicaja tem uma capitalização bolsista de 1,87 mil milhões de euros. Já o Liberbank – formado a partir da fusão do Cajastur, Caja de Extremadura e Caja Cantabria, em 2011 - tem 39 mil milhões de euros em activos, 684 balcões e uma capitalização bolsista de 1,34 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Espanha Unicaja Liberbank fusão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio