Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida de preços no imobiliário alivia malparado na banca

Governo admite que evolução dos preços nas casas ajuda a resolver problema do malparado na banca. Secretário de Estado das Finanças desdramatiza queda no crédito às empresas.

  • ...

O Governo admite que a subida dos preços no sector imobiliário ajuda a baixar o crédito malparado na banca, um dos problemas do sistema financeiro que ainda está por resolver. Quem o diz é o secretário de Estado Adjunto e das Finanças que está juntamente com o ministro das Finanças a falar aos deputados no Parlamento.

"O aumento dos preços do imobiliário ajuda a resolver o problema do crédito malparado", disse Ricardo Mourinho Félix, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

O Negócios noticiou esta quarta-feira que os preços pedidos pelas casas aumentou 28% num ano e que esta tendência no imobiliários está a preocupar Bruxelas. 

No entanto, o malparado na banca não fica resolvido por si só com esta tendência no mercado imobiliário, já que nos balanços dos bancos existem outras imparidades que não apenas as que estão relacionadas com o crédito à habitação. "Há outras imparidades", avisou o secretário de Estado. 

Mourinho Félix falou ainda da evolução do crédito às empresas, desdramatizando o facto de estar em queda e apresentando dois argumentos para isso mesmo. "Se tem de haver desalavancagem não é mau que o crédito esteja a cair", afirmou.

Além disso, o governante acrescentou que a evolução do crédito às empresas está a ter um comportamento diferente conforme os sectores. "O crédito às empresas públicas está a cair e nas empresa privadas também", disse. No entanto, esta queda acontece na construção, ao passo que na indústria transformadora e nas empresas de bens transaccionáveis "encontramos um panorama diferente, com um crescimento moderado". 

Ver comentários
Saber mais imobiliário Ricardo Mourinho Félix Finanças malparado banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio