Notícia
Sonangol dispersa participação no antigo BESA por três empresas
A Sonangol é o maior accionista do angolano Banco Económico, que substituiu o Banco Espírito Santo Angola (BESA), tendo distribuído a sua posição por três empresas. O Novo Banco detém mais de 9%, mas mais de metade do capital está nas mãos de outras duas empresas.
A estrutura accionista do Banco Económico já está disponível, sendo possível aferir que a Sonangol dispersou por três empresas do grupo a participação no capital social deste banco. A Sonangol EP ficou com 16%, a Sonangol Vida com mais 16% e a Sonangol Holding com mais 7,40%. No total o grupo da petrolífera fica com 39,4% do capital da instituição financeira que surgiu para substituir o BESA.
Já tinha sido noticiado que a Sonangol recebeu 1.062 milhões de dólares (965 milhões de euros) do Estado angolano para conseguir manter-se como principal accionista do BCP e investir no BESA.
O Novo Banco, que também surgiu após a resolução do BES, passou a deter 9,72% da instituição.
A seguir à Sonangol, o maior accionista do Banco Económico é o grupo Lektron Capital SA, com 30,98%, empresa que tem sido associada a investidores chineses. A Geni Novas Tecnologias, associada a investidores angolanos, detém 19,90%.