Notícia
Santander já apresentou oferta de compra para o Novo Banco
O Santander é o primeiro candidato oficial à compra do Novo Banco. O grupo liderado por Ana Patrícia Botín já entregou a sua oferta de compra não vinculativa, confirmou a instituição ao Negócios. Fosun e Apollo também vão a jogo. Os candidatos têm até à meia-noite para entregarem propostas.
O Grupo Santander é o primeiro candidato oficial à compra do Novo Banco. O banco liderado por Ana Patrícia Botín já entregou a sua proposta de compra não vinculativa para a instituição que herdou os activos saudáveis do BES, confirmou fonte oficial do Santander ao Negócios.
Também o grupo chinês Fosun e a gestora norte-americana de "private equity" Apollo se preparam para fazer ofertas iniciais de aquisição do banco liderado por Eduardo Stock da Cunha sabe o Negócios. Um passo que deverá ser seguido pelo Banco BPI.
O prazo para entrega de ofertas não vinculativas para a compra do Novo Banco terminam à meia-noite desta sexta-feira, de acordo com o calendário definido pelo Banco de Portugal.
No total, o supervisor qualificou 15 entidades para participarem no processo de venda do banco de transição, entre as 17 que manifestaram interesse na instituição. No entanto, destes potenciais candidatos, o BBVA desistiu da corrida.
Entre os potenciais candidatos pré-qualificados, é conhecida ainda a identidade de mais duas entidades chinesas – o Bank of China e o Anbang Insurance Group – e uma espanhola (Banco Popular), não tendo sido possível confirmar se já apresentaram, ou pretendem apresentar, propostas não vinculativas.
(Notícia actualizada às 18h43)