Notícia
Santander Totta já aprovou compra do Popular Portugal
O Santander Totta já aprovou a compra do Popular Portugal, o que lhe permite passar a liderar o mercado doméstico privado de crédito. O banco liderado por Vieira Monteiro vai agora integrar a instituição presidido por Carlos Álvares.
O Santander Totta já aprovou a compra do Banco Popular Portugal, informaram as duas instituições em comunicados separados publicados no site da CMVM. O banco liderado por António Vieira Monteiro decidiu também integrar a instituição presidida por Carlos Álvares, que deixará de ser um banco juridicamente autónomo.
Para que a compra do Popular e a integração dos dois bancos possam ser concretizadas é ainda necessário desencadear "os procedimentos legais inerentes às operações junto das autoridades de supervisão", alertam o Santander Totta e o Popular.
Além da compra da totalidade do capital do Popular Portugal, feita directamente ao Popular Español, a equipa de Vieira Monteiro aprovou ainda a aquisição de 84,07% da seguradora Eurovida à instituição espanhola, bem como, da carteira de activos da Consulteam por parte da Totta Urbe. Também estas operações necessitam de ser aprovadas pelos supervisores .
Estas aquisições resultam do acordo de compra do universo Popular por um euro celebrado no início de Junho pelo Grupo Santander, na sequência da resolução da instituição então liderada por Emilio Saracho. Em Julho, a operação foi aprovada pelas autoridades europeias.
Com a compra do Popular Portugal, o Santander Totta vai passar a liderar o mercado bancário doméstico privado em crédito, com uma carteira avaliada em 39,4 mil milhões, e em termos de rede de balcões, com um total de 762 agências, de acordo com os dados do final de 2016.
(Notícia actualizada pela última vez às 17:30)
(notícia corrigida às 17:17 para dar conta de que a compra do Popular Portugal pelo Santander Totta foi aprovada e não concretizada, como inicialmente referido)