Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander Totta aumenta lucros para 500 milhões em 2018

O banco agora liderado por Pedro Castro e Almeida aumentou os lucros em 14,6% no ano passado face ao mesmo período do ano anterior.

A carregar o vídeo ...
04 de Fevereiro de 2019 às 12:24
  • ...

Os lucros do Santander Totta cresceram 14,6% para 500 milhões de euros, naqueles que são os primeiros resultados apresentados por Pedro Castro e Almeida enquanto presidente executivo do Santander Totta. 

 

"Conseguimos resultados muito bons em 2018", salientou o novo CEO do Santander Totta, referindo ainda que a instituição financeira que agora lidera mantém o "estatuto de banco mais sólido do sistema", nunca tendo "recorrido a ajudas públicas". 

 

O gestor salienta ainda o facto de o Santander Totta ser o "único banco que tem uma rendibilidade acima do custo de capital", com o "Return on Equity" a situar-se nos 12,4%.

 

Para a evolução do resultado, a margem financeira contribuiu com um aumento de 24,3% para 866,3 milhões de euros face ao período homólogo. Já as comissões líquidas cresceram 12,5% para 372,4 milhões de euros.

 

Olhando para o produto bancário, este aumentou 9,9% para 1.261,1 milhões de euros. Quanto aos recursos de clientes estes cresceram 7,3% para 39,4 milhões de euros. Já os depósitos subiram 6,3% no mesmo período. 

 

Os custos operacionais aumentaram 17,6% para 621,1 milhões de euros, um crescimento que, de acordo com o CFO, Manuel Preto, se deve "à integração do Banco Popular". 

 

A nível da qualidade do qualidade do crédito, a instituição financeira conseguiu registar uma melhoria. O rácio de Non-Performing Exposure (Ne) situou-se nos 4%, menos 1,7 pontos percentuais face a 2017. 

 

O rácio de capital CET1 situou-se nos 14,4% (totalmente implementado), "claramente acima dos requisitos mínimos exigidos pelo BCE ao abrigo do SREP", refere o banco nos resultados. 

(Notícia atualizada às 12:56 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Santander Pedro Castro e Almeida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio