Notícia
Salgado e Ricciardi juntos no novo conselho estratégico do BES
Os primos desavindos Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi saem juntos do BES e vão continuar a sentar-se à mesma mesa, desta vez nas reuniões do conselho estratégico do banco. No novo órgão sem poder de decisão, estarão os membros da família e os seus aliados.
Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi saem juntos da administração do BES e vão permanecer juntos no novo órgão estatutário a criar na assembleia-geral de 31 de Julho, o conselho estratégico. Sem poder de decisão, este comité terá como missão "assistir o conselho de administração na definição da estratégia societária".
Além de Salgado, que presidirá ao novo órgão, o conselho estratégico integrará ainda José Manuel Pinheiro Espírito Santo Silva, Ricardo Abecassis Espírito Santo Silva e Pedro Mosqueira do Amaral, os restantes membros da administração do BES que estão de saída. A sua passagem para este novo comité foi exigida pelo Banco de Portugal por estes responsáveis terem sido administradores da Espírito Santo International, "holding" de controlo do grupo onde foram, detectadas irregularidades contabilísticas.
Também Patrick Monteiro de Barros, outro antigo administrador da ES International, será eleito para o conselho estratégico, para onde poderão ser ainda nomeados "outros membros que venham a ser propostos por accionistas de referência", refere o comunicado do BES.